Conversas sobre Retrato / Portrait Talks
com organização partilhada entre o IHA – Instituto de História da Arte da NOVA FCSH e o Centro de Estudos Humanísticos/Grupo2i da Universidade do Minho
Esta iniciativa pretende reunir um conjunto de investigadores e especialistas, nacionais e/ou internacionais, em torno do tema da representação retratística em diversos média, dos mais tradicionais aos mais emergentes, pensando ideias e práticas associadas historicamente ao género do Retrato, assim como as suas múltiplas implicações filosóficas, sociais, culturais e/ou políticas.
Ao longo do presente ano, na última semana de cada mês, será anunciada uma ‘conversa’ online, com oradores provenientes do universo das Artes e da Letras, aberta ao público interessado. Serão moderadores das várias sessões deste ciclo de conversas Bruno Marques, investigador integrado do IHA – grupo CASt e Eunice Ribeiro (CEHUM-Grupo2i/UM).
Portrait Talk #10
A décima sessão terá a intervenção da investigadora Madalena Miranda (ICNOVA) e será dedicada ao tema Autorretratos digitais. Autorretrato como entrevista de emprego. A conversa terá lugar no dia 15 de dezembro 2021, pelas 17:00 (hora portuguesa), online.
Sinopse:
Este é um projeto de experimentação em documentário expandido, onde, a partir de uma acumulação digital fragmentada, se pretende criar novas composições audiovisuais e de sentido.
A proposta de um autorretrato digital no seu plural, autorretratos, convoca o paradoxo entre traçar uma aparência própria e a impossibilidade da partilha de multitudes. Assim, um autorretrato digital, performance solitária perante o reflexo no écran, procura recortar contornos recentes para esse teatro do eu, na relação íntima com o objeto total que é um computador pessoal.
Como uma entrevista de emprego, por ser um momento de interação, de relação com um outro, onde todas as forças centrípetas e centrífugas da energia própria se ativam, conflituando a eficácia com a verdade, a intimidade com a competição, a vulnerabilidade com o sucesso.
Uma antecâmara do sentido do precário, do latim percem, “dependente da prece de alguém”.
Porque precário é também o mundo do trabalho, de forma exterior e imposta, com regras que escapam à escala da pessoa, num jogo de poder sem poder de jogar. E uma entrevista de emprego é o primeiro momento que condensa essa precariedade, muitas vezes onde ela começa.
Este projeto procura potenciar as entrevistas de emprego de um outro mundo do trabalho, talvez utópico, talvez possível, que não sejam visões precárias, mas emancipadas de trabalhadores no contemporâneo. Foi desenvolvido no âmbito do seminário de Laboratório dos Media, no programa de doutoramento em Media Digitais (FCSH-UNL/UT Austin Portugal), sob a orientação de João Mário Grilo.
Autoria e Desenvolvimento: Madalena Miranda
Link da reunião Zoom, aqui.
ID da reunião: 876 5791 4499
Senha de acesso: 508910
PROGRAMA 2021
#1. Pedro Flor (IHA/NOVA FCSH; UAb) – janeiro
Quando é que um retrato não é um retrato
#2. Paula Morão (FLUL/CEC) – fevereiro
Auto-representação em Literatura – casos e fronteiras
#3. Fernando António Baptista Pereira (CIEBA/FBAUL) – março
Francisco de Holanda e o retrato
#4. Daniel Rodrigues (Université Clermont Auvergne/CELIS) – abril
Retratos do desejo: poesia e sexualidades
#5. Joana Baião (IHA/NOVA FCSH; LAM-GM, IPB) – maio
Retratos de mulheres: representações de um povo
#6. Carlos Reis (FLUC/CLP) – julho
“Fotografias instantâneas da felicidade”: ética e estética do retrato oitocentista
#7. Xaquín Núñez Sabarís (CEHUM/UM) – setembro
Heisenberg (‘Breaking Bad’) ou o Prometeu pós-moderno
#8. Emília Ferreira (IHA/NOVA FCSH) – outubro
Self Portrait in Red, 1966
#9. Daniel Tavares (CEHUM/UM) – novembro
Impressões: notas para contemplação do último rosto
#10. Madalena Miranda (ICNOVA) – dezembro
Autorretratos Digitais. Autorretrato como Entrevista de Emprego