No âmbito da programação dos Seminários MuSt 2021, o grupo de investigação MuSt—Museum Studies organiza a sessão Um Maravilhoso Emaranhado – o programa artístico do CIAJG em construção, com Marta Mestre, curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG. O seminário decorrerá online e será aberto a todos os interessados.
Sinopse:
«O CIAJG é um museu-laboratório onde se experimentam modos de expor e configurações culturais a partir de objetos de diferentes naturezas. Apresentarei os principais desafios na concepção do novo programa artístico para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães/ CIAJG. Explorarei as questões discursivas e curatoriais, no contexto de um museu e coleções com diferentes “vozes”, muitas delas dissonantes, contraditórias. Abordarei a dimensão política da noção de “polifonia”, no contexto do museu.»

© Jordi Burch (in ARTECAPITAL)
Marta Mestre
Curadora-geral do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG, Guimarães. Formada em História da Arte e em Cultura e Comunicação, foi curadora no Instituto Inhotim, Belo Horizonte, curadora-assistente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, curadora-convidada e docente na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro. É co-curadora da coleção de ensaios de arte Imago (editora KKYM, Portugal). Escreve regularmente ensaios e textos para instituições, revistas e projetos. Recebeu a bolsa “Laboratório Curatorial/ SPArte”, São Paulo 2012 e “Travel Grant Award / CIMAM”, 2014 e 2019. Participa regularmente em júris de prémios de artes visuais.