Paula Rego: from creative performativity to Irish Art
IMMA Talks Online, 24 Mar.
O IMMA – Irish Museum of Modern Art, em parceria com a University College Cork, organiza no dia 24 de março um seminário online sobre Paula Rego que contará com a participação como keynote de Leonor de Oliveira, investigadora integrada do IHA no grupo MuSt. Esta live talk surge no contexto da exposição Paula Rego, Obedience and Defiance, que marca a primeira retrospetiva da artista a ser realizada na Irlanda.
Leonor de Oliveira
Esta comunicação parte do trabalho de Paula Rego nos anos 1950 e 1960 para analisar o processo criativo da artista, que integra desde o início da sua carreira uma dimensão performativa. Paula Rego abordou nesta altura a violência da ditadura, do colonialismo e da secundarização das mulheres em Portugal através de uma abordagem formal experimental que associava o desenho automático com a colagem através de gestos que inscreviam na superfície pictórica uma reação irónica e subversiva à realidade política do país. A artista cria assim uma iconografia de resistência que revela a outra face, mais perversa e brutal do contexto político e social em Portugal, por um lado, e por outro a cumplicidade do sistema artístico na manutenção do poder masculino. Aprofundar-se-á ainda a intervenção política da obra de Paula Rego através de trabalhos mais recentes em que a artista se tornou também uma diretora de palco, encenando cuidadosamente no seu estúdio representações radicais das mulheres partindo das suas próprias memórias e experiências.
O seminário decorre na quarta-feira, dia 24 de março, 14:00-16:40 (GMT), via Zoom. É aberto a todos os interessados, mas carece de registo prévio. Inscreva-se aqui.
Mais informações e programa completo em IMMA Talks Online.

Paula Rego / Untitled nº 5, 1998 / Abortion Series / Pastel on paper, mounted on aluminium / 110 x 100cm / Private Collection