Plataforma Doutoral IHA #3 | com Liliana Coutinho | 21-22 Abr.

Plataforma Doutoral IHA #3

21 e 22 de Abril 2021
Colégio Almada Negreiros, Sala SC

 
Vagas
Doutorandos e investigadores integrados IHA: 15
Externos: 3

 

Inscrições
Enviar email para ihaplataformadoutoral@gmail.com com: nome, posição, afiliação e título da investigação
Deadline: 16 de Abril de 2021
 
Estão abertas as inscrições para a sessão #3 da Plataforma Doutoral. Liliana Coutinho, curadora, investigadora e programadora de conversas e debates da Culturgest é a nossa próxima convidada.
A sessão decorrerá nos dias 21 e 22 de Abril e será subordinada ao tema
A Arte na encruzilhada de mundos:

A cultura é o tecido subjacente a todas as transações sociais – seja de grandes mudanças políticas ou económicas ou, de uma escala mais íntima, entre os sujeitos. No entanto, algumas das suas expressões, mesmo que contribuam para revelar, pensar, debater e construir o padrão desse tecido de forma muito singular, são comumente relegadas a um segundo nível de pertinência social e pragmática, como é o caso das práticas artísticas. Neste seminário vamos destacar, chamando para o primeiro plano, este estrato de experiência. Tendo como ponto de partida alguns projetos curatoriais nos quais tenho estado envolvida, abordaremos e pensaremos juntos sobre a questão de como as práticas artísticas estão implicadas no fazer do viver em comum.

 
Consulte o programa completo da sessão, aqui.

 

Liliana Coutinho

Liliana Coutinho (Lisboa, 1977) é curadora e programadora de Debates e Conferências da Culturgest. É Professora convidada na Pós-graduação em Curadoria de Arte, da NOVA FCSH. Trabalhou enquanto assistente de direção de teatro e foi diretora do serviço educativo de Serralves. Doutora em Estética e Ciências da Arte pela Univ. Paris 1, é investigadora do IHC da NOVA FCSH. Co-editou Paisagens Imprevistas (2020), um livro dedicado aos 10 anos do Festival Materiais Diversos. Publicou “O delicado fio do comum”, em André Guedes, Ensaios para uma antológica, Ed. Kunsthalle Lissabon e Cura Books, 2016; “L’objet: ni un fétiche ni une preuve, mais un don pour la performance” in Performance Vie d’Archive, Ed. Les presses du réel, 2014; “O Coro, outra vez”, in Anne Teresa de Keersmaeker em Lisboa, Ed. INCM, 2013; “On the utility of a universal’s fiction”, in Gimme Shelter: Global Discourses In Aesthetics, Ed. Amsterdam University Press, 2013; « Hearing our pathway – A Sensous Walk », em Mobility and Fantasy in Visual Culture, Ed. Routledge, 2013; entre outros. 

 

Para mais informações, visite o website da Plataforma em https://doctoralplatform-iha.weebly.com

 

Coordenação
Raquel Ermida
Instituto de História de Arte