Na semana em que o artista Julião Sarmento nos deixou (1948-2021), Bruno Marques, investigador integrado do IHA – grupo CASt, publicou um artigo sobre o artista e cedeu uma entrevista em sua homenagem.
Os editores do JSTA – Journal of Science and Technology of the Arts, revista científica indexada, desafiaram Bruno Marques, na qualidade de “um dos mais importantes especialistas portugueses sobre a obra de Julião Sarmento“, a discutir o ensaio visual “Julião Sarmento – The Innuendo of the Real” que João Pedro Amorim realizou no contexto da exposição “Julião Sarmento. Film Works”, que teve lugar em 2019 na Universidade Católica Portuguesa, Porto.

Julião Sarmento. Film Works © Foto de João Pereira
No seu artigo “Julião Sarmento’s moving images: vision’s perversity for the maintenance of desire“, seguindo a estrutura do ensaio audiovisual em apreço, Bruno Marques abordou três obsessões temáticas transversais à obra de Julião Sarmento: (1) O trabalho constante da linguagem (o real, o simbólico e o imaginário); (2) O corpo fragmentado (a consciência / desmontagem do voyeurismo); (3) O ritmo (expondo a matéria do tempo em prol de uma estética deceptiva).
A escrita audiovisual conhece atualmente novos horizontes, incluindo a produção independente por parte de indivíduos, ou grupos de trabalho, que almejam criar novos padrões de pensamento sobre a história e a cultura visual e material das imagens. Sublinhando a dimensão “pedagógica” a par da sua potencialidade enquanto “escrita crítica” no que concerne à imagem em movimento na arte contemporânea, este artigo enquadra-se nas linhas de pesquisa desenvolvidas pelo CASt e, particularmente, pelo Cluster Photography Film Studies, no âmbito do qual se organizou em 2019 um colóquio* e se submeteu uma candidatura a financiamento, ambos votados ao tema do ensaio audiovisual na arte como modo de investigação.
O artigo foi publicado no âmbito do número especial do JSTA dedicado ao tema Audible (Art): The Invisible Connections Between Sound, Music, and Sound Art, para ler aqui.
+ sobre o Journal of Science and Technology of the Arts
“Eu não sou um pintor: sou um artista que pinta” é o título da entrevista que Bruno Marques concedeu a João Paulo Sacadura, na Rádio Observador (07 maio 2021), em homenagem a Julião Sarmento. Para ouvir, aqui.

Bruno Marques e João Paulo Sacadura, Rádio Observador
*Colóquio O ensaio audiovisual: investigação, pedagogia e artivismo (CAN, Campus de Campolide da NOVA)