Projeto Almada Negreiros
O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956)
Estudo científico das técnicas pictóricas, dos materiais e de diagnóstico como guias para a sua conservação e usufruição
O IHA/NOVA FCSH, juntamente com o Laboratório HERCULES da Universidade de Évora, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC-IJF e DEPOF) e a Administração do Porto de Lisboa, é uma das instituições participantes no projeto transdisciplinar ALMADA – O Desvendar da Arte da Pintura Mural de Almada Negreiros (1938-1956), com financiamento pela FCT no âmbito do Concurso de Projetos de IC&DT em todos os Domínios Científicos – 2020. Pela parte do IHA, integra a equipa deste projeto a investigadora Mariana Pinto dos Santos, coordenadora do grupo de investigação ArtTHC, que no dia 18 de junho irá dar uma lecture, online, sobre a encomenda no contexto da obra de Almada Negreiros.
O projeto
O projeto ALMADA pretende estudar pela primeira vez com técnicas de imagem e de análise o legado de pintura mural de Almada Negreiros, uma das figuras-chave da vanguarda e do modernismo em Portugal. Em destaque estão os cinco núcleos de pinturas murais encomendados na cidade de Lisboa entre 1938 e 1956, na Igreja de Nossa Srª do Rosário de Fátima, Edifício DN, estações Marítimas de Alcântara e Rocha do Conde de Óbidos e o Liceu EB Patrício Prazeres.
Três abordagens estão previstas:
a) História da Arte e História Técnica da Arte para situar as pinturas no seu contexto histórico e artístico.
b) Exames de superfície das pinturas no local usando técnicas convencionais e avançadas de imagem na gama visível e invisível;
c) Caracterização técnica e material, combinando análise não invasiva in loco com técnicas microscópicas e analíticas avançadas em laboratório.
Os objetivos são a identificação e caracterização das técnicas pictóricas, constituintes dos suportes e das camadas cromáticas, e suas implicações nos processos de deterioração para sua conservação futura.
Eventos online
Almada Negreiros vai ser alvo de um ciclo de nove palestras dedicadas à sua vida artística e a obras de pintura mural, em formato inteiramente online. O programa para 2021 conta com a participação de duas investigadoras do IHA e um membro da equipa do projeto PIM – Modernismos Ibéricos.
Palestra #1, 18 junho
A Encomenda no contexto da obra de Almada Negreiros
por Mariana Pinto dos Santos (IHA/NOVA FCSH)
Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81786192256?pwd=bFdxUG5iN05qd0NmVGpUNm1yTUF4QT09
Palestra #2, 16 julho
Almada? Artes Menores?
por Carlos Bártolo (projeto PIM)
Palestra #3, 17 setembro
As obras da igreja de N. Sra de Fátima na génese da pintura mural de Almada. A primazia do vitral
por Raquel Henriques da Silva (IHA/DHA/NOVA FCSH)