Artigo sobre o impacto da COVID-19 no mercado de arte com contributo de Adelaide Duarte publicado na revista Arts

Foi publicado na revista internacional Arts o artigo “External Shocks in the Art Markets: How Did the Portuguese, the Spanish and the Brazilian Art Markets React to COVID-19 Global Pandemic? Data Analysis and Strategies to Overcome the Crisis”, do qual é co-autora Adelaide Duarte, investigadora integrada do IHA – grupo MuSt.

 
Embora o mercado de arte global tenha sido frequentemente resistente a eventos económicos e políticos internacionais, com a influência da COVID-19 acabou por enfrentar alguns dos seus maiores desafios. Com o objetivo de perceber como a pandemia afetou o mercado de arte, a Arts dedicou a este tema um número especial – Global Art Market in the Aftermath of COVID-19.
Este artigo procura avaliar o impacto da pandemia nas três geografias mencionadas, Portugal, Espanha e Brasil – que têm em comum o facto de estarem na margem dos principais art hubs do mercado de arte -, através da análise do modo como os agentes responderam ao novo contexto, de acordo com os dados recolhidos em galerias.
Os métodos aplicados na pesquisa tiveram por base uma combinação de levantamentos realizados pelas autoras (Adelaide Duarte, PT; Ana Letícia Fialho, BR; Marta Pérez-Ibáñez, ES), observação de campo, juntamente com uma revisão da literatura académica, complementada por análises de relatórios internacionais e nacionais.
As principais conclusões do estudo permitem caracterizar o mercado de arte como um sector muito resiliente que respondeu energicamente à crise, capaz de se adaptar e superar os desafios impostos pela nova situação pandémica. As galerias de arte contemporânea ampliaram a actuação digital, continuaram a participar em modelos híbridos de feiras de arte, continuaram com o foco na internacionalização e apontaram o fortalecimento das políticas públicas para o sector e as parcerias como estratégias-chave para superar a crise.

 

Consulte o artigo: https://doi.org/10.3390/arts10030047

 

 

 

 

 

Arts (ISSN 2076-0752) é uma revista científica publicada pela MDPI, uma editora em acesso aberto, e encontra-se indexada no índice Emerging Sources Citation Index (ESCI), o qual  integra a Web of Science Core Collection, entre outros índices.