Leticia Crespillo | Visiting Researcher acolhida no grupo MuSt

DSC02294_edited

 

O IHA acolheu no seu grupo de investigação Museum Studies (MuSt) Leticia Crespillo Marí, uma jovem historiadora da arte, doutoranda da Universidade de Málaga – iArtHis_lab, que está a desenvolver através da técnica de fotogrametria um modelo 3D da pintura “O Grupo do Leão” (1885) de Columbano Bordalo Pinheiro. O seu programa de trabalhos decorre até dezembro de 2021 e será desenvolvido no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), sob orientação da Diretora do museu, Emília Ferreira, e Patrícia Roque Martins, ambas investigadoras do IHA – grupo MuSt. No IHA, o seu plano de trabalhos, intitulado “O Grupo do Leão – Una Nueva Visualidad e Acceso” está a ser orientado pelo investigador José Oliveira – grupo CASt e MuSt.
O objetivo do trabalho de Leticia é aproximar os investigadores das tecnologias e metodologias associadas às Humanidades Digitais no campo da Museologia através do desenvolvimento de uma app que permita a observação desta obra icónica de Columbano através de realidade virtual. Paralelamente, a partir do mesmo trabalho, será desenvolvido um modelo teórico de visualização para pessoas com deficiência visual com a utilização de tecnologias 3D e áudio-descrição.
Algumas fotografias dos trabalhos em curso:

© Leticia Crespillo Marí (software) / © Frederico Duarte

+ dos seus trabalhos em 3D em sketchfab.com/makiabela.
 
No dia 7 de outubro, às 18h, no contexto da sua investigação, Leticia Crespillo Marí estará no MNAC para falar sobre novas estratégias de registo e divulgação do património histórico-artístico no século XXI. Esta conferência, organizada em parceria com o IHA, o Laboratório de Humanidades Digitais, o MNAC e o Trans_UMA é uma ótima oportunidade para conhecer o seu trabalho, compreender melhor os processos subjacentes à realidade virtual e a técnica de fotogrametria digital.
Entrada livre.

Cartaz_Conferencia