Modos de partilhar a criação numa escola em confinamento
Paula Varanda, investigadora integrada do IHA – grupo CASt, vai participar na 10ª edição da conferência internacional sobre artes digitais e interativas ARTECH 2021: Hybrid Praxis – Art, Sustainability & Technology, que decorre de 13 a 15 de outubro em Aveiro. A sua comunicação, “Modos de partilhar a criação numa escola em confinamento”, aborda a adaptação de práticas de ensino das artes visuais e artes performativas ao contexto de pandemia causado pelo COVID-19 numa escola de ensino básico.
Com as escolas fechadas ou em regime de intermitência entre ensino presencial e não presencial exigiram-se respostas logísticas e pedagógicas inéditas, onde se destacaram a experimentação com tecnologias de informática e imagem para garantir a regularidade da lecionação nas artes junto de crianças e jovens, o desenvolvimento de projetos criativos coletivos e a apresentação destes à comunidade, possibilitando a fruição pública e a reflexão conjunta.
Para um projeto educativo de proximidade e criatividade, como concretizar o valor fundamental das artes na educação através da mediação digital? Que processos, objetos artísticos e modos de partilha resultaram desta realidade?