Dóris Santos venceu a 5ª edição do “Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras”, instituído pelo Município de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo. O anúncio do vencedor aconteceu no passado sábado, dia 20 de novembro, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.
A investigadora do IHA (grupo MuSt) foi distinguida pela sua tese de doutoramento em História da Arte dedicada ao tema “Arte, museus e memórias marítimas. Identidade e representação visual da Nazaré”, defendida em 2020 na NOVA FCSH. Pode consultar a mesma aqui.
Segundo o Município e de acordo com o júri, esta obra “constitui um contributo muito relevante e inovador para os estudos de cultura marítima e conjuga diversas dimensões que correspondem aos objetivos do Prémio Octávio Lixa Filgueiras”. O júri destacou ainda “a solidez e qualidade do trabalho, os contributos que oferece para a museologia marítima e o estudo de caso, muito relevante, centrado na construção mítica da maritimidade da Nazaré, cujos discursos resultaram de múltiplos afluentes, das artes plásticas à literatura e ao cinema, passando pela cultura material da comunidade piscatória local e pelo papel reprodutor das elites.”