IHA seed-project | Práticas Artísticas Confinadas

 

imagem Práticas confinadas

 

Práticas Artísticas Confinadas: Resistência e Colectivismo na Pandemia COVID-19 em Portugal

Terá início em dezembro o IHA seed-project “Práticas Artísticas Confinadas: Resistência e Coletivismo na Pandemia COVID-19 em Portugal”, suportado pelo financiamento plurianual da unidade. São instituições parceiras o Centro de Artes e Criatividade (Câmara Municipal de Torres Vedras), O Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra e o CRIA (NOVA FCSH). O projeto será coordenado por Cristina Pratas Cruzeiro (IR) e Daniela Salazar (Co-IR), investigadoras integradas do IHA – grupo CASt.
Este projeto, de carácter exploratório, pretende estudar as novas formas de organização do sector da Cultura e os grupos cívicos (coletivos, associações, cooperativas e sindicatos) que, quer em Portugal, quer no estrangeiro têm surgido como resposta à pandemia Covid-19, e analisar como os referidos grupos têm sido criados, como se têm desenvolvido e contribuído para as dinâmicas de resistência política e social no espaço público.
 
Objetivos:
1 – Aprofundar a investigação científica, através da reflexão sobre o modo como a arte pretende ter uma ação transformadora na vida em sociedade e em particular sobre o papel dos artistas e agentes culturais nessa mesma transformação;
2 – Contribuir para o plano estratégico do IHA por via da inscrição deste projeto nos desígnios do grupo CASt, que se centra na investigação das práticas artísticas desde o início do século XX até ao presente através de metodologias que privilegiam a interdisciplinaridade na História de Arte, a sua vertente orientada para projetos e a colaboração entre investigadores; por seu turno, o projeto inscreve-se ainda no trabalho desenvolvido pelo cluster Performance Art & Performativity in Arts, através do qual se pretende explorar de que forma a performatividade destas práticas se foi desenvolvendo a partir da hibridização entre a arte e a sociedade.
Conheça toda a equipa do projeto e os outputs previstos, aqui.

 

O concurso para atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestrando(a) no âmbito deste IHA seed-project será aberto em breve.