Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Doutorando/a

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de investigação para Mestre inscrito em ciclo de estudos de doutoramento no âmbito do Projeto PIM – Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista | Iberian Modernisms and the Primitivist Imaginary (PTDC/ART-HIS/29837/2017) no âmbito da instituição de I&D Instituto de História da Arte, NOVA FCSH, co-financiado por COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional), nas seguintes condições:

 
Área Científica: Artes e Humanidades
Área Científica específica: Arte Contemporânea e Cinema
Requisitos de admissão:
1. Mestrado em História da Arte ou Estudos Artísticos ou Cinema, com média final não inferior a 17 valores;
2. Frequência de um doutoramento em Artes, relativo a estudos de cinema;
3. Experiência de investigação documental em Arte Contemporânea e cinema;
4. Experiência na realização e produção cinematográfica, bem como na escrita de argumentos para cinema de foro documental;
5. Bom nível de inglês falado e escrito.
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em:
https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
Plano de trabalhos:
O bolseiro terá como trabalho geral fundamental a preparação e rodagem do documentário previsto no projeto PIM, com o objetivo de contribuir para a divulgação dos modernismos ibéricos no contexto do debate global, pós-colonial e decolonial, sobre a questão do primitivismo. Este objetivo compreende as seguintes tarefas:
1. Ajudar a conceber um argumento para o documentário
2. Colaborar na elaboração de um plano de rodagem do documentário
3. Articular a produção do documentário com uma produtora nacional
4. Dirigir a fotografia e a rodagem do documentário
5. Orientar a montagem, e edição de som e imagem do documentário
6. Colaborar na articulação com a produtora para apresentação e circulação do documentário
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de História da Arte da NOVA FCSH — Colégio Almada Negreiros, e nos arquivos, bibliotecas, e locais a determinar mediante elaboração do argumento e plano de rodagem, sob orientação científica da Prof.ª Doutora Joana Cunha Leal e co-orientação científica da Doutora Mariana Pinto dos Santos.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em fevereiro de 2022, não renovável.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €1104,64, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (30%), experiência na realização e produção cinematográfica e na escrita de argumentos para cinema de foro documental (25%), nível de inglês falado e escrito (20%), carta de motivação para integrar o projeto (25%).
Caso persistam dúvidas na seleção dos candidatos após a avaliação curricular, o júri poderá marcar entrevistas aos candidatos melhor classificados.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 13 a 24 de dezembro de 2021.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, comprovativo de inscrição no doutoramento e carta de motivação e outros documentos comprovativos considerados relevantes).
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da
contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email iberianmodernisms@gmail.com e para bolsasiha@fcsh.unl.pt, com o seguinte assunto na mensagem: BI Projecto PIM IHA.

 

Consulte o edital completo aqui ou em https://www.fcsh.unl.pt/static/documentos/concursos/bolseiros/Edital_Bolsa_PIM.pdf