Novos contratos CEEC – 4ª ed.

[english version]

No âmbito da 4ª edição do CEEC – Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (2021), foram atribuídos quatro novos contratos ao IHA, dois para Investigador Júnior e dois para Investigador Auxiliar – painel de Artes.

Conheça as investigadoras e os seus projetos. 

 

Begona Farre Torras Foto

Begoña Farré Torras – Inv. Júnior

Mural Painting in Modernism: Mural Theory in Portugal and Spain, 1900s to 1960s – European and Latin American Connections
Este projeto aborda uma lacuna nos estudos do modernismo – a relevância artística e política do mural na arte modernista em Portugal e Espanha – a partir de uma nova perspetiva teórica e transnacional que contribui para a revisão contínua das noções estabelecidas de centro e periferia. O projeto irá compilar um corpus abrangente das principais fontes que transmitem o pensamento sobre o mural moderno, desde a viragem do século XX e a década de 1960. Estes dados serão analisados com recurso a fontes secundárias e à análise visual de obras murais, a fim de testar hipóteses sobre questões relacionadas com a relevância e finalidade do mural na sociedade moderna e as tentativas neste período de definir um cânone mural. Um dos principais focos do projeto será mapear as ligações que existiam entre muralistas em Portugal e Espanha, na América Latina e em outros lugares da Europa. Traçar essa circulação de pessoas e ideias em torno do mural permitirá considerar as questões acima a partir de uma perspetiva transnacional que pela primeira vez contrasta a centralidade da pintura mural no modernismo latino-americano com a sua marginalidade no modernismo europeu.

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Cristina Pratas Cruzeiro – Inv. Auxiliar

Platforms of radicality and resistance: artistic dynamics and exchanges in the EuroMed 7 countries (from 2008 to the present)
Este projeto de investigação assenta a sua base temática no desenvolvimento de dinâmicas artísticas de compromisso social em contexto de crise, elegendo como estudo de caso os países que compõem o grupo informal EuroMed  (França, Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Malta e Chipre). A proposta pretende aprofundar as dinâmicas artísticas de compromisso social aí desenvolvidas, em particular as práticas artísticas e redes culturais criadas entre os países em foco.

 

Joana Oliva Monteiro

Joana d’Oliva Monteiro – Inv. Júnior

Women’s Invisible Work in Portuguese National Art Museums
O objetivo deste projeto é produzir conhecimento científico sobre a coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa, e fomentar o diálogo com outras coleções, públicas e privadas, a nível nacional e internacional. Em linha com a sua missão de promover o diálogo em rede, pretende-se alargar o conhecimento sobre Arte e promover a internacionalização da arte portuguesa produzida por mulheres ao longo do tempo, tendo como foco as obras de arte à guarda de museus nos vários domínios da expressão artística.

 

Leonor de Oliveira

Leonor de Oliveira – Inv. Auxiliar

See me! Hear me! Creativity and gender equality in democratisation processes: Looking at Portugal in the context of the late Cold War Europe
Este projeto pretende analisar a produção das artistas portuguesas no período pós-revolucionário e identificar o seu contributo para a revisão histórica desse período e para a representação das mulheres portuguesas no contexto político de transformação democrática. See me! privilegia a criatividade e práticas artísticas na construção de uma perspetiva crítica, histórica e de género que poderá ser aplicada a outros contextos internacionais. Esta metodologia permitirá reavaliar os processos políticos revolucionários e de democratização tendo sobretudo em conta a visibilidade dada às mulheres e a defesa dos seus direitos e da igualdade de género. Outro aspeto inovador deste projeto prende-se com uma perspetiva transnacional que integra as artistas portuguesas em circuitos e redes de solidariedade internacionais. See me! propõe a imagem de Portugal, após a revolução, como um território de convergência de intervenções coletivas e transnacionais que combinaram criatividade e participação cívica.