Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestrando/a | Fundação Millennium bcp

[EN]

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Mestrando/a no âmbito do projeto designado “Bolsas Millennium Arte”, financiado pela Fundação Millennium bcp, nas seguintes condições:

 
Área Científica: Ciências Sociais e Humanidades
Área Científica específica: História da Pintura, século XX

 

Requisitos de admissão:
Em cumprimento do disposto no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019):
  1. Estar inscrito no mestrado em História da Arte ou noutro mestrado da mesma área científica.
  2. Não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de um ano nesta tipologia de bolsa, seguido ou interpolado;
  3. Não ter sido já beneficiário de qualquer outra bolsa de investigação direta ou indiretamente financiada pela FCT.
Ter Licenciatura em História da Arte, ou noutra licenciatura da mesma área científica, com média final não inferior a 15 valores.

 

Plano de trabalhos:
– Desenvolver uma investigação sistemática sobre a vida e obra do pintor Manuel d’Assumpção;
– Inventariar a obra de Manuel d’Assumpção com a finalidade de elaborar o respetivo catálogo raisonné;
– Escrever um ensaio original sobre a obra do pintor Manuel d’Assumpção no contexto da arte portuguesa e internacional coevas;
– Participar na preparação e montagem da exposição que divulgará os resultados da investigação.
– Utilizar a totalidade ou parta da investigação realizada para a elaboração da dissertação de mestrado.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968

 

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Instituto de História da Arte da NOVA FCSH e no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), sob a orientação científica do Professora Doutora Raquel Henriques da Silva.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em março de 2022, não renovável.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 835,98€ conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

 

Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes:
(A) Curriculum Vitae (60%);
(B) Experiência de inventariação e de investigação (20%);
(C) Carta de motivação (10%);
(D) Domínio da língua inglesa (10%).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 1 a 21 de fevereiro de 2022.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de email de candidatura acompanhado dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificados de habilitações, carta de motivação e outros documentos necessários.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a.
Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt, com cc raquelhs10@gmail.com, com o seguinte assunto na mensagem: Bolsa BI Fundação Millennium bcp – MNAC.

 

Consulte o edital completo aqui.