Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Doutorando/a | projeto CURIOSITAS

[EN]

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Doutorando/a no âmbito do projeto CURIOSITAS – Espreitar antes da realidade virtual. Uma arqueologia dos media imersivos através da RV e dos Cosmoramas Ibéricos / Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and the Iberian Cosmoramas (PTDC/COM-OUT/4851/2021), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. /MCTES através de fundos nacionais (PIDDAC), a desenvolver no IHA – Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, nas seguintes condições:

 
Área Científica: Artes e Humanidades
Área Científica específica: História da Arte, Estudos Culturais, Cultura Visual

 

Requisitos de admissão:
Ser detentor de licenciatura em História da Arte, Ciências da Comunicação, Estudos Artísticos ou áreas disciplinares afins, com média final não inferior a 14/20 valores. Possuir experiência de investigação documental, arquivística ou iconográfica, idealmente com experiência de catalogação. Ter familiaridade/experiência com curadoria artística ou digital. Demonstrar um bom nível de Português e de Inglês falado e escrito.
Em cumprimento do disposto no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019):
– Bolsa de investigação (estudante de doutoramento)
a) estar inscrito num doutoramento em História da Arte, Estudos Culturais ou Artísticos, Ciências da Comunicação, ou em áreas afins.
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374

 

Plano de trabalhos:
O investigador integrará a equipa do Projeto de Investigação CURIOSITAS. Este projeto, uma parceria entre o IHA/NOVA FCSH, o CICANT (Univ. Lusófona), a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e o Museu del Cinema – Collecció Tomàs Mallol, visa contribuir para a história e o conhecimento da cultura visual moderna, através da análise e do estudo dos cosmoramas ibéricos do século XIX e estabelecendo contacto com a cultura contemporânea e digital. O plano de trabalhos inclui a colaboração nas seguintes atividades de investigação:
a) pesquisa e levantamento de imagens e de periódicos históricos em diferentes instituições culturais;
b) catalogação e carregamento de base de dados;
c) análise e sistematização de conteúdos;
d) curadoria dos materiais de investigação para uma plataforma de realidade virtual;
e) colaboração e participação em eventos de disseminação (conferências, workshops, cursos livres, etc);
f) preparação de conteúdos científicos para exposições e plataformas digitais.

 

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968

 

Local de trabalho: O trabalho desenvolvido será acolhido e realizado no IHA – Instituto de História da Arte, NOVA FCSH, sendo igualmente desenvolvido em arquivos, bibliotecas e museus de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Susana S. Martins e co-orientação científica do Doutor Victor Flores.

 

Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração máxima de 36 meses, com início previsto em abril de 2022, não renovável.

 

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1144,64€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.

 

Métodos de seleção: A seleção será feita com base na avaliação curricular do percurso do candidato (10 pontos) e numa entrevista (10 pontos), perfazendo um total de 20 pontos. Só serão selecionados para entrevista os candidatos com as três melhores classificações na avaliação curricular do seu percurso. Em caso de desistência do candidato selecionado em primeiro lugar, e caso exista um segundo candidato com classificação final superior a 16 pontos, o júri selecionará esse segundo candidato. Em caso de empate dos candidatos situados nos dois primeiros lugares, ambos os candidatos serão chamados a uma segunda entrevista (avaliada de 0 a 10 pontos).

 

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 09 de fevereiro a 09 de março de 2022.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
1) Carta de Motivação (máx. 2 pp.);
2) Curriculum Vitae;
3) Documentos que provem a elegibilidade do candidato, nomeadamente certificado de habilitações e prova de atual inscrição em doutoramento;
4) Outros documentos comprovativos considerados relevantes.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos e a conversão da classificação final para a escala de classificação Portuguesa, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas até ao último dia do término do concurso para os emails: bolsasiha@fcsh.unl.pt e susana.martins@fcsh.unl.pt, com a seguinte referência no campo do assunto da mensagem: “BI IHA – Project CURIOSITAS – PTDC/COM-OUT/4851/2021”. 

 

Consulte o edital completo aqui.