“Propriedade Minha”: ourivesaria, marfins e esmaltes da coleção de D. Fernando II
Encontra-se disponível online e em acesso aberto o 4º volume da série de monografias “Coleções em Foco”, editado pela Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. e que contou com o apoio da Fundação da Casa de Bragança. “Propriedade Minha” é da autoria de Hugo Xavier, conservador do Palácio Nacional da Pena e investigador integrado do IHA no grupo Museum Studies (MuSt).
O volume é consagrado à atividade de D. Fernando II enquanto colecionador, tendo por base um inventário manuscrito pelo rei em 1866. Dedicado aos núcleos de ourivesaria, marfins e esmaltes da coleção, o inventário constitui uma ferramenta essencial para dar a conhecer aquela faceta do monarca, uma vez que este alude, em discurso direto, aos objetos reunidos, descrevendo-os, classificando-os, revelando proveniências, propondo datações e fazendo por vezes apreciações técnicas e estéticas acerca dos mesmos.
O interesse deste documento levou à transcrição integral do mesmo, acompanhada por um estudo aprofundado onde, ao longo de dez capítulos, se exploram temas como a caracterização da coleção, a forma como se encontrava exposta, os agentes de mercado a quem o rei recorria ou a dispersão ocorrida após a sua morte. Foi ainda objetivo deste estudo identificar o maior número possível de peças mencionadas no inventário, há muito dispersas por diferentes coleções públicas e privadas, nacionais e estrangeiras ou em paradeiro incerto.
Para ler aqui.
João António Madeira, Gabinete de Trabalho
Prova de albumina, 1886-1892
Sintra, Palácio Nacional da Pena
Inv. PNP3620/5 © PSML