Lançamento | Francis Smith (1881-1961). Em busca do tempo perdido, de Jorge Gonçalves da Costa | 22 fev.

FrancisSmith_cover

 

Da autoria de Jorge Gonçalves da Costa, investigador doutorando do IHA – grupo MuSt, será lançado amanhã, dia 22 de fevereiro, o livro Francis Smith (1881-1961). Em busca do tempo perdido.

Editado pela Tinta da China, o volume surge na sequência da exposição “Francis Smith. Em busca do tempo perdido”, que esteve patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC), em Lisboa, de 10 de junho a 3 de outubro de 2021. A exposição foi resultado da parceria entre a Fundação Millennium bcp, o Instituto de História da Arte e o MNAC (DGPC), para a qual foi assinado um protocolo em 2018 com o objetivo de estudar em profundidade e em contexto artistas relevantes comuns à Coleção do Millennium bcp e do MNAC e ampliar a linha de trabalho intitulada Bolsas de Investigação em História da Arte. O trabalho sobre Francis Smith apresenta a primeira investigação de fundo sobre a vida e obra deste artista e surge no contexto do estudo desenvolvido por Jorge Gonçalves da Costa enquanto enquanto bolseiro de investigação no âmbito do projeto estudo da Coleção Millennium bcp de pintura portuguesa dos séculos XIX-XX.

 

O lançamento terá lugar às 18h30, no Museu Nacional de Arte Contemporânea, e contará com a apresentação do livro pelo autor, o Embaixador António Monteiro (Presidente da Fundação Millennium bcp) e as investigadoras do IHA Emília Ferreira (Diretora do MNAC) e Raquel Henriques da Silva, que coordena este projeto desde 2014.

 

Convite

 

Mais informações sobre o livro aqui.