Cargo/posição/bolsa:
1 Bolsa de Iniciação à Investigação (BII)
Referência: BII_VAULTEDSOUTH
Área científica genérica: Arquitetura
Área científica específica: Arquitetura, História da Arquitetura, História da Arte, História
|
Resumo do anúncio:
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Iniciação à Investigação (BII) no âmbito do projeto Vaulted South – Vernacular vaulted houses in southern Portugal em desenvolvimento no CHAM – Centro de Humanidades da NOVA FCSH com a referência FCT EXPL/ART-DAQ/0171/2021), financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
Em cumprimento do disposto no artigo 5º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019) para uma Bolsa de Iniciação à Investigação são requisitos obrigatórios de admissão:
a) estar inscrito num curso técnico superior profissional, numa licenciatura, num mestrado integrado ou num mestrado na área das Ciências Sociais e Humanas; ou ser licenciado, na área das Ciências Sociais e Humanas, e estar inscrito em curso não conferente de grau académico integrado no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, desenvolvido em associação ou cooperação com uma ou várias unidades de I&D;
b) não exceder, com a celebração do contrato de bolsa em causa, incluindo as renovações possíveis, um período acumulado de um ano nesta tipologia de bolsa, seguido ou interpolado;
c) não ter sido já beneficiário de qualquer outra bolsa de investigação direta ou indiretamente financiada pela FCT.
São ainda fatores preferenciais de avaliação:
a) Experiência de investigação em arquivo e/ou trabalho de campo.
b) Apetência por investigação interdisciplinar.
c) Experiência na elaboração de bases de dados relacionais.
d) Boas capacidades de comunicação escrita e oral.
|
Plano de trabalhos:
O bolseiro deverá colaborar nas atividades desenvolvidas no projeto e realizar as seguintes tarefas, sob a orientação do Investigador Responsável:
a) Compilar inventário de fontes sobre teoria da arquitetura e história da construção sobre abóbadas e desenvolver ferramentas teóricas para a sua interpretação.
b) Elaborar e preencher tabelas de dados relacionais.
c) Participar ativamente em atividades de disseminação e comunicação de ciência no âmbito do projeto, incluindo atualização da página internet, produção de conteúdos e colaboração em iniciativas de extensão ao público geral
|
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no CHAM – Centro de Humanidades e no IHA – Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, nos arquivos, bibliotecas e outros locais com informação relevante para o projeto e, eventualmente, em regime de teletrabalho, caso se verifiquem restrições à circulação por motivos de saúde pública. As atividades serão desenvolvidas sob a orientação científica dos Investigadores Responsáveis.
Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 4 meses, com início previsto em Setembro de 2022, não renovável.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €486,12, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
|
Métodos de seleção:
A seleção dos(as) candidatos(as) será feita com base na avaliação curricular (AC, 70%) e entrevista (E, 30%), tendo em conta os fatores preferenciais de avaliação estipulados no edital. Face aos objetivos e natureza específica do trabalho de investigação a desenvolver, serão considerados os seguintes parâmetros, valorados numa escala de 0 (zero) a 100 (cem). Os critérios da avaliação e seriação dos(as) candidatos(as) são os seguintes:
– Avaliação curricular (AC, 70%)
1. Habilitações Académicas, 50%:
a) média de classificação da licenciatura à data do concurso ou classificação final – 25%.
b) classificação das disciplinas relacionadas com as atividades a desenvolver, frequentadas no âmbito da licenciatura e da parte curricular do mestrado – 25%.
2. Carta de Motivação, 20% (até 500 palavras), demonstrando alguns dos seguintes requisitos preferenciais:
a) Experiência em: pesquisa e recolha de documentação; metodologia de recolha, tratamento e interpretação de fontes primárias; preenchimento de bases de dados relacionais; participação em projetos ou trabalhos em colaboração/equipa; experiência profissional não – académica e voluntariado; contribuições para a sociedade civil – 10%.
b) Disponibilidade para: aprendizagem de conhecimentos informáticos; articulação com áreas do saber para além da área de formação-base na licenciatura ou mestrado; realização de missões de investigação e divulgação em Portugal e no estrangeiro; produção de conhecimento na temática do projeto; apoio na disseminação pública dos resultados – 10%.
– Entrevista (E, 30%). Apenas os três primeiros classificados, melhor classificados na Avaliação Curricular, serão admitidos a Entrevista.
Prazo e procedimento para submissão de candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 14 de julho a 27 de julho de 2022.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de uma mensagem eletrónica enviada para cham@fcsh.unl.pt, com a seguinte referência “BII_VAULTEDSOUTH_Candidatura” acompanhada dos seguintes documentos:
1. Curriculum Vitae;
2. Carta de Motivação até 500 palavras;
3. Certidão de Aproveitamento de UCs e de Grau de Licenciado ou de Grau de Mestre (caso se aplique);
4. Comprovativo de inscrição em curso (segundo o artigo 5º alínea a) do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019);
5. Lista das disciplinas relacionadas com as atividades a desenvolver, frequentadas no âmbito da licenciatura e/ou mestrado, com a respetiva classificação;
6. Declaração sob compromisso de honra de que não excede, com a celebração do contrato de bolsa em causa, um período acumulado de um ano nesta tipologia de bolsa, seguido ou interpolado, e que não foi já beneficiário de qualquer outra bolsa de investigação direta ou indiretamente financiada pela FCT.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
|