[EN]
Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestrando/a no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte [UIDB/00417/2020], NOVA FCSH, e do IHA seed-project “O Grupo do Leão”: explorando a inclusão das pessoas com deficiência visual em museus através de uma experiência virtual imersiva, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
Área Científica: Artes e Humanidades Digitais
Área Científica específica: Museologia
Requisitos de admissão:
-
Licenciatura na área de História da Arte, Artes Plásticas e áreas afins com média final não inferior a 14 valores;
-
Frequência de um mestrado nas áreas preferenciais de História da Arte, Museologia, Estudos Artísticos, Arte Multimédia ou Ciências da Comunicação;
-
Experiência de investigação;
-
Boa capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal.
Em cumprimento do disposto no artigo 6º do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (Reg. n.º 950/2019):
– Bolsa de investigação (estudante de mestrado):
a) estar inscrito num mestrado integrado ou num mestrado.
Os graus académicos obtidos em países estrangeiros necessitam de registo por uma Instituição portuguesa, de acordo com o Decreto-lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, e a Portaria n.º 33/2019, de 25 de janeiro. A apresentação do certificado é obrigatória para a assinatura do contrato. Mais informação poderá ser obtida em: https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/reconhecimento?plid=374
Plano de trabalhos:
1) Desenvolvimento de conteúdos histórico-artísticos e de textos de audiodescrição em torno da pintura “O Grupo do Leão” (1885) de Columbano Bordalo Pinheiro.
2) Apoio à preparação de material e de entrevistas para a realização de sessões criativas com grupos de pessoas com deficiência visual e apoio ao processamento e sistematização de dados obtidos durante as sessões;
3) Apoio à pesquisa na web de recursos relacionados com a inclusão de pessoas com deficiência visual em museus com vista à identificação e análise do estado da arte acerca do uso de novas tecnologias e da museografia inclusiva;
4) Colaboração e participação nas iniciativas de divulgação, a realizar com as diferentes instituições parceiras.
5) O bolseiro deverá apresentar os resultados da sua investigação em reuniões regulares com a orientadora, num relatório final a entregar no final da bolsa, e numa apresentação pública a agendar pela Direção do IHA.
O investigador integrará o projeto “O Grupo do Leão: explorando a inclusão das pessoas com deficiência visual em museus através de uma experiência virtual imersiva”. Este projeto, em parceria com o iArtHis_Lab do Departamento de Historia del Arte da Universidad de Málaga, o Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, o Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, a empresa Opossum Studios Virtual Builders, visa contribuir para o conhecimento em museologia, através da análise, desenvolvimento e sistematização de recursos de mediação e de conteúdos interpretativos, que incluam as humanidades digitais como eixo de inovação e transformação. A par do plano de trabalhos a desenvolver, e beneficiando de um ambiente de projeto de investigação, esta bolsa procura promover competências de pesquisa e análise que possam vir a apoiar o bolseiro na construção do seu projeto de dissertação de mestrado nas áreas da inclusão em museus ou áreas afins.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968
Local de trabalho: Os trabalhos serão desenvolvidos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa – Colégio Almada Negreiros, Campus de Campolide -, no Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado, na sede da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, sob orientação científica da Doutora Patrícia Roque Martins.
Duração da(s) bolsa(s): A bolsa terá a duração de 5 meses, com início previsto em outubro de 2022. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a €875,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será́ feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (40%), experiência de investigação (30%) e carta de motivação para integrar o projeto (30%).
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 15 de agosto a 16 de setembro de 2022.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
-
Curriculum Vitae;
-
Certificado de habilitações;
-
Comprovativo de inscrição num Mestrado nas áreas disciplinares designadas como requisito;
-
Carta de motivação.