[PT]
No âmbito da 5ª edição do CEEC – Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (2022), foi atribuído um novo contrato ao IHA, na categoria de Investigador Auxiliar (painel de Artes). Mariana Pinto dos Santos foi a investigadora contemplada.
Conheça o projeto.
Mariana Pinto dos Santos
(Un)civilized art: the critique of modernity and collective art practices since the Second World War. Artistic mobilization in Portugal in a transnational context
Este projeto procura explorar a estética das práticas artísticas colaborativas desde a Segunda Guerra Mundial, comparando diferentes cronologias e considerando o contexto transnacional para expressões do coletivo. Compreende a análise de casos de estudo de obras e processos de arte em Portugal, bem como uma análise teórica das mudanças, reconfigurações e revisitações da ideia de coletivo desde 1940 até à atualidade. Dando continuidade ao trabalho que a investigadora tem desenvolvido nos últimos anos em torno do conceito de ‘primitivismo’, este projeto considera o papel que a fantasia do ‘primitivo’ desempenha na imaginação de possibilidades de organização e de expressão estética coletiva inspiradas em ideias mais ou menos exotizadas de tribalismo e de experiência comunitária.
[EN]