Campanha fotográfica realizada no âmbito do IHA seed-project “A Biblioteca Joanina de Coimbra, história e arte”. © Nuno Antunes (Revelamos), 2021
O IHA, juntamente com a Imprensa da Universidade de Coimbra, irá publicar no primeiro trimestre de 2023 um e-book dedicado à Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, um estudo inédito da autoria de Robert C. Smith que terá edição crítica da investigadora Sílvia Ferreira (GI Pre-Modern).
Este e-book deriva diretamente dos resultados obtidos pelo IHA seed-project “A Biblioteca Joanina de Coimbra, história e arte. Um estudo inédito de Robert C. Smith”, desenvolvido em 2021 no IHA, cujos trabalhos visaram a análise, interpretação e transcrição do espólio profissional documental e fotográfico de Robert C. Smith relativo ao livro que tencionava publicar sobre a Biblioteca Joanina de Coimbra, mas que foi abruptamente interrompido com a sua morte inesperada no ano de 1975. O objetivo principal da edição crítica desta obra, que ficará disponível em acesso aberto, é dar a conhecer, quer ao público especializado, quer ao público em geral um estudo até agora desconhecido, dedicado inteiramente à história da construção e das artes presentes na referida Biblioteca.
Fruto de vários anos de pesquisa e de análise, enquadrada pelos contatos privilegiados que tinha na Universidade de Coimbra e em outras instituições da cidade, Robert Smith (1912-1975), professor norte-americano de História da Arte, foi construindo os alicerces da sua investigação, que o levaram a mais amplas pesquisas, nomeadamente no que concerne à arte coetânea da cidade de Coimbra e arredores, onde pressentiu os ecos artísticos da Biblioteca Joanina.
Sendo esta Biblioteca um dos mais emblemáticos edifícios do barroco e das artes decorativas portuguesas, e mesmo internacionais – veja-se os elencos em que amiúde é apontada como uma das mais belas do mundo –, a publicação de um estudo centrado no seu prospeto arquitetónico e nas suas artes impôs-se a Robert Smith, projeto que só a sua morte precoce adiou.
Com esta edição crítica pretende-se revelar uma investigação exaustiva, que trará novidades e aportes para um melhor conhecimento de um edifício de que muito se fala, mas que até hoje não conheceu estudo alargado, para além daquele centrado na sua coleção bibliográfica.