Open lecture | Prof. Josiah Blackmore | 17 nov.

O sentimento sensual do coração: a saudade e a poética galego-portuguesa medieval

Josiah Blackmore | Professor, Harvard University

 

17 de novembro, 18h – 19h30

NOVA FCSH, Av. de Berna
Sala D106, Edifício D – Bloco 2
A lecture terá ainda transmissão online, via Zoom. Acesso neste link.
ID da reunião: 917 5328 5962
Senha de acesso: 911809
 
josiahblackmore_0
 
 
A saudade é, na obra de muitos estudiosos da poesia medieval e da literatura em geral, o sentimento emblemático de Portugal. Tanto uma emoção como uma relação com um passado pessoal e colectivo, a saudade revela-se como um eixo de sentimentos e experiências temporais.
Esta comunicação estuda várias manifestações da saudade (também “soidade”) na poesia medieval galego-portuguesa e na pena de D. Duarte no Leal Conselheiro, talvez a expressão mais desenvolvida e definitiva da saudade como um sentimento português.  Mas tanto os trovadores galego-portugueses como D. Duarte apresentam entendimentos da saudade ligada à própria fisionomia do corpo humano em que as expressões poéticas e filosóficas da saudade revelam que o “sentimento sensual do coração,” nas palavras do monarca melancólico. Assim, as teorias medievais do coração abrem caminhos de um entendimento da saudade bastante complexo.
Cartaz

Lecture organizada no âmbito do Congresso Internacional Confluências artísticas na cultura iberoamericana (1600-478). O mundo de Robert C. Smith (1912-1975)

logos organização cong robert smith