[PT]
O IHA seed-project Práticas Artísticas Confinadas: Resistência e Colectivismo na Pandemia COVID-19 em Portugal, diretamente apoiado pelo Financiamento Base do plurianual do IHA [UIDB/00417/2020] decorreu durante seis meses, tendo como parceiros o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), o Centro de Artes e Criatividade (CAC) e o Chão de Oliva – Centro de Difusão Cultural em Sintra. Como resultado relevante da investigação desenvolvida, foi produzido o website que agora se divulga, que dá a conhecer o material recolhido considerado mais relevante. Aí poderão ser consultadas as principais informações sobre os grupos cívicos, criados em resposta à crise, no sector artístico e cultural durante a pandemia COVID-19 e que foram mapeados no contexto deste seed-project. No website encontra-se também o enquadramento teórico e metodológico que orientou a investigação, uma seleção da visualidade utilizada pelos grupos, a documentação visual das diferentes etapas dos processos científicos, bem como dos momentos de produção cartográfica, das residências de investigação realizadas e da exposição documental, patente em junho no Centro de Artes e Criatividade, em Torres Vedras.
Há ainda a destacar a criação de uma cronologia, que contém as principais ações desenvolvidas pelos grupos cívicos, assim como as respostas mais relevantes do governo à crise vivida no país e no sector. Esta cronologia permite-nos observar as diferentes dinâmicas e os momentos de maior atividade dos grupos, oferecendo uma perspetiva mais abrangente do contexto social e político vivido neste período e sobretudo do papel desempenhado pelo sector artístico e cultural na reivindicação de alterações às políticas culturais existentes.
Brevemente, será ainda aí disponibilizado o mapa-kit, uma interpretação cartográfica do objeto de estudo, a partir das dinâmicas performativas observadas e um artigo científico, a divulgar em 2023.
Website: praticasartisticasconfinadas.pt
[EN]