Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestrando/a | IHA seed-project “Tessituras da loucura”

[PT] // [EN]

Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestrando/a no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte [UIDB/00417/2020], NOVA FCSH, e do IHA seed-project Tessituras da loucura. Memória, arte e preservação do património hospitalar do “Bombarda”, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC), nas seguintes condições:
 
Área Científica: Artes e Humanidades
Área Científica específica: Museologia e Património

 

Requisitos de admissão:
  1. Licenciatura em Antropologia, História, História da Arte, Museologia ou áreas afins, com média final não inferior a 15 valores;
  2. Frequência de um mestrado em História da Arte ou Museologia.
Requisitos preferenciais:
  1. Interesse em investigação documental e organização de arquivos;
  2. Conhecimento básico das normas inventário do património material.
Plano de trabalhos:
  1. Investigar sobre a história dos conceitos art brut, outsider art, arte marginal e da relação histórica entre psiquiatria e arte, tendo como foco a inserção da temática em Portugal;
  2. Catalogar desenhos, pinturas, escritos e outros documentos de utentes do Hospital Miguel Bombarda em base de dados;
  3. Colaborar na escrita de um guião para um podcast;
  4. O bolseiro deverá apresentar os resultados da sua investigação em reuniões regulares com a orientadora, num relatório final a entregar no final da bolsa, e numa apresentação pública a agendar pela Direção do IHA.
Este IHA seed-project visa, em primeiro plano, a salvaguarda e o inventário do espólio de obras artísticas (desenhos, pinturas, esculturas, escritos) realizadas pelos utentes do Hospital Miguel Bombarda, atualmente em depósito no Hospital Júlio de Matos, sob a tutela do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, parceiro deste projeto. Para um resultado mais aprimorado deste trabalho, o projeto contará com o suporte técnico do Museu da Saúde, que fará a incorporação do resultado do inventário na sua base de dados. O projeto inclui ainda uma segunda componente que terá como proposta o debate do tema da saúde mental e da importância dos patrimónios documentais e artísticos, servindo-se da produção de um episódio de podcast em parceria com o Projeto Arquivos Marginais, da Universidade Estadual de Santa Catarina.
Legislação e regulamentação aplicável:
Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://www.fct.pt/apoios/bolsas/docs/RegulamentoBolsasFCT2019.pdf e https://dre.pt/application/file/a/127230968.
Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Hospital Júlio de Matos, enquadrado pelo Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, sob a orientação científica da Doutora Stefanie Gil Franco.
Duração da(s) bolsa(s):
A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em janeiro de 2023. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal:
O montante da bolsa corresponde a €875,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção:
A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (30%), experiência de investigação (30%) e carta de motivação (40%).
Serão valorizados os candidatos que pretendam prosseguir o plano de trabalhos desenvolvido no âmbito deste projeto em dissertação de mestrado.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 15 de dezembro de 2022 a 6 de janeiro de 2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
  1. Curriculum Vitae;
  2. Certificado de habilitações;
  3. Comprovativo de inscrição num mestrado na área de História da Arte ou Museologia;
  4. Carta de motivação;
  5. Outros documentos comprovativos considerados relevantes.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a.
Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt e para stefaniefranco@fcsh.unl.pt, com o seguinte assunto na mensagem: Bolsa BI Projeto “Tessituras da loucura”.
Consulte o edital completo aqui.