Foram recentemente publicados dois artigos da investigadora do IHA Maria João Pereira Coutinho (GI Pre-Modern Visual and Material Cultures), nas revistas Ming Qing Yanjiu da Brill e Quintana da Universidade de Santiago de Compostela: “Craftsmen Working for Kangxi: the ‘Invention of Curious Things’ by the Jesuits Gabriel de Magalhães (1609–1677) and Tomás Pereira (1646–1708)” e “Arquitectura e ornamento nas festas da canonização dos jesuítas Estanislau Kostka e Luís Gonzaga em Portugal (1727)”. Ambas as revistas se encontram indexadas em importantes bases de dados.
O primeiro artigo aborda o tema da transferência de conhecimentos artísticos da Europa para a China por via do estudo de objetos que os jesuítas ofereceram aos imperadores das dinastias Ming e Qing. A relação entre essas peças de artes decorativas realizadas pelos jesuítas Gabriel de Magalhães e Tomás Pereira e os Tratados de Arte e de Mecânica europeus, nomeadamente na área da hidráulica, reproduzidos e ilustrados com desenhos na Ásia, foi igualmente analisada nesta investigação.
O segundo artigo explora as festas da dupla canonização dos jesuítas Estanislau Kostka e Luís Gonzaga em Braga, Santarém, Lisboa e Évora e procura colocar em diálogo as metamorfoses que ocorreram nesses espaços. O processo da transferência dos programas arquitetónicos e decorativos e os atores que contribuíram para os procedimentos festivos também foram objeto de reflexão.