Congresso | Aurélia de Souza. Mulheres artistas em 1900 | 13-15 abril

Self-portrait_(Aurelia_de_Sousa)

Aurélia de Souza, Autorretrato de Aurélia de Souza, c. 1900. Óleo sobre tela. 45,6 x 36,4 cm. © DGPC/MNSR, Rui Pinheiro

 
 

[PT]

Congresso Internacional

Aurélia de Souza. Mulheres artistas em 1900

13 de abril

Câmara Municipal de Matosinhos – Salão Nobre dos Paços do Concelho

14 e 15 de abril

Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) – Auditório
No âmbito das comemorações do centenário da morte de Aurélia de Souza, o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) e a Câmara Municipal de Matosinhos organizam, nos dias 13 a 15 de abril de 2023, o Congresso Internacional AURÉLIA DE SOUSA. MULHERES ARTISTAS em 1900.

Aurélia de Souza (1866-1922) é uma das personalidades mais marcantes da arte portuguesa, na transição do século XIX para o século XX. A sua obra assume alguns dos grandes temas da pintura europeia da época, sendo de destacar a prática continuada do autorretrato e da autorrepresentação que se alarga à construção de narrativas pictóricas que envolvem a casa de família e as suas gentes. Outro aspeto original da obra de Aurélia é a prática da fotografia como componente, com assinalável grau de autonomia, do trabalho da pintura.
Aurélia foi aluna brilhante da Academia de Belas Artes do Porto e completou a sua formação com uma estada em Paris onde frequentou a Académie Julian (acompanhada pela sua irmã, também pintora, Sofia de Souza). Bem relacionada com o meio artístico e cultural portuense, participou também, em exposições em Lisboa, na atitude determinada de se afirmar como uma pintora profissional num meio predominantemente masculino em que as mulheres artistas não deviam ambicionar mais do que o estatuto benevolente de amadoras.
Programa já disponível! aqui
Inscrições: até 10 de abril aqui
Todas as informações em aureliadesousa.weebly.com ou através do email congresso.aureliadesousa@gmail.com

[EN]

International Congress

Aurélia de Souza. Women Artists at the turn of the 20th century

April 13

Matosinhos City Council

April 14-15

Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) – Auditorium
As part of the celebrations of the centenary of the death of Aurélia de Souza, the Art History Institute, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa (IHA/NOVA FCSH), the Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) and the Municipality of Matosinhos are holding a meeting entitled AURÉLIA DE SOUZA INTERNATIONAL CONGRESS: WOMEN ARTISTS AT THE TURN OF THE 20th CENTURY on 13th to 15th April 2023.
​Aurélia de Souza (1866-1922) is one of the greatest artistic personalities of Portuguese art in late 19th century to early 20th century. Her work focuses on some of the major themes of European painting during that period, with a special interest on self-portraiture and self-representation conceived as pictorial narratives. Involving the household and her own family, and with a particular use of photography, her self-portraits are original and innovative. 

At the Academia de Belas Artes do Porto – Porto Academy of Fine Arts – Aurelia de Souza was a brilliant student. She completed her training with a sojourn in Paris where, accompanied by her sister – fellow painter, Sofia de Souza – she attended the Académie Julian. A well-connected member of the Porto art and cultural scene she showed her work at exhibitions in both Porto and Lisbon, showing a determination to assert herself as a career painter in the predominantly male environment in which, in a gesture of benevolence, men expected women to limit their ambitions as artists to the status of hobbyists.
Programme: available here
Registration: until April 10 here
All information in the website aureliadesousa.weebly.com or via email to congresso.aureliadesousa@gmail.com