Call for Articles | “Narcisos Insubmissos”, Revista Diálogos | até 30 junho

 

Chamada de artigos para dossier da Revista Diálogos

Narcisos insubmissos: autorrepresentação e sexualidades dissidentes nas artes ibero-americanas

 

Antes e após o período colonial e os desdobramentos de seus respetivos períodos ditatoriais durante o século XX, como a produção da autoimagem foi recuperada e renovada no espaço artístico e cultural da América Ibérica e da Península Ibérica a fim de contribuir para a emancipação dos sujeitos subalternizados pelos mecanismos de género, sexualidade, raça e classe social? Com um passado histórico e sociocultural recente similar (semiperiférico, ditatorial, colonial, cristão, monoteísta patriarcal) atravessado pela produção de violência contra mulheres e populações negras, indígenas e queer, acreditamos que relacionar os casos da Península Ibérica e da América Ibérica nesta ótica permite identificar criticamente estratégias estéticas e políticas tanto comuns como diversas no campo das artes.
Foi com essas questões em mente que ao longo de 2022 e 2023 o ciclo de conferências “Narcisos insubmissos: autorrepresentação, identidade e diferença nas artes visuais ibero-americanas” (organizado pelo IHA) reuniu artistas, curadores/as e investigadores/as em torno do desafio de mapear e refletir sobre como sujeitos e grupos historicamente subalternizados (LGBTs, mulheres, pessoas negras, populações racializadas do Sul global) desenvolveram, nos contextos da América Ibérica, Portugal e Espanha e ao longo do século XX e início do século XXI, diferentes formas de auto enunciação artística, sobretudo no campo do autorretrato, da Selfie, do ensaio fílmico, do cinema de arquivo, da performance e de outras estratégias de produção de autoimagem que negociaram e transgrediram com as normatividades de gênero, sexualidade, raça, classe social e cânones artísticos. Além disso, o ciclo de conferências não se furtou em deixar viva a tensão histórica, cultural e artística, fruto das relações de saber/poder, que ainda enlaçam os respetivos países que compõem parte da América Latina e da Península Ibérica.
Como extensão dessas atividades, lançamos agora em parceria com a Revista Diálogos (Qualis A2) uma chamada de artigos científicos e ensaios visuais para o Dossier Narcisos insubmissos: autorrepresentação e sexualidades dissidentes nas artes visuais ibero-americanas. O dossier é aberto para investigadores, artistas e curadores que exploram nos seus trabalhos as diferentes formas de experimentação da Selfie, do autorretrato, do filme confessional, dos arquivos de diário e demais formas de exploração da autoimagem no cinema, na fotografia, na performance, na videoarte, nas novelas e séries de televisão, especialmente no modo como esses “impulsos narcisistas” refletem movimentos e embates em torno dos seguintes tópicos:
  • Metodologias de estudos sobre autorrepresentação nas artes visuais;
  • Epistemes queer e feministas para/contra às teorias da autorrepresentação;
  • Epistemes decoloniais para/contra as teorias da autorrepresentação;
  • Revisões críticas sobre autorretratos feito por mulheres, populações negras, indígenas e queer no século XX – XXI.
  • Revisões críticas das políticas de representação e de autorrepresentação
  • Abjeções, aberrações e monstruosidades na produção da autoimagem;
  • Ativismo social e o direito a autoimagem;
  • Práticas reparativas e políticas da estética na produção da autoimagem;
  • Selfie e performance de si nas redes sociais e na produção artística;
  • Máscaras e estéticas do artifício na produção da autoimagem;
  • Arte drag e demais artes transformistas na produção da autoimagem;
  • Impulsos narcisistas, diarísticos e confessionais no cinema;
  • Relações coloniais/artísticas entre América Latina, Portugal e Espanha para a produção da autoimagem.
Serão aceites artigos nos seguintes idiomas: português, espanhol, inglês, francês e italiano.
O presente número pretende contribuir para a comunidade científica lusófona, hispânica e internacional mais alargada, proporcionando novas abordagens metodológicas numa perspetiva interdisciplinar, comparativa e transnacional. Ao mesmo tempo, a análise e estudo de um espaço geográfico e cultural (semi-)periférico enriquecerá a comunidade internacional com novos dados empíricos. Desta forma, este projeto editorial contribuirá (1) com conhecimento científico para os atuais debates sobre o autorretrato nos campos da “identidade”, “diferença” “género”, “sexualidade”, “raça”, “classe” e criação artística; (2) para a criação de uma rede internacional sobre estes e outros temas afins; e (3) aumentar a visibilidade internacional da história da arte ibero-americana.
Informamos que os artistas interessados em enviar os seus ensaios/trabalhos visuais para serem publicados junto do dossier que não é necessário possuírem título de mestrado ou de doutoramento. Diferente dos artigos, os ensaios visuais podem ser enviados para os e-mails das editoras e editores responsáveis.  Para os investigadores/as que desejarem enviar os seus artigos é necessário possuir o título de doutor e enviar o seu manuscrito de acordo com as normas da revista.
Os ensaios visuais podem incluir linguagens como fotografia, fotoperformance, autorretratos, selfies e demais experimentações de autoimagem. O dossier não aceita formatos audiovisuais, especialmente vídeos, em função da restrição da plataforma da revista. A quantidade de páginas dos ensaios visuais fica à cargo do autor/autora, mas não deve exceder as 25 páginas (máximo de páginas que também é exigido para os artigos). O autor/autora que opte por enviar a sua contribuição no formato de ensaio visual não poderá enviar outra contribuição no formato de artigo e vice-versa. Salientamos que os ensaios visuais devem ser enviados para o e-mail dos organizadores/editores do dossier, a saber:

 

Editores/as convidados/as:
Bruno Marques – IHA, FCSH, Universidade Nova de Lisboa (IHA/NOVA FCSH)  brunosousamarques@gmail.com
Dieison Marconi – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) dieisonmarconi@gmail.com
Flavia Bortolon:  Universidade Federal do Paraná (UFPR) – flaviabortolon@gmail.com
Lucia Gloria Vazquez Rodriguez – University College London (UCL) – luciaglv@ucm.es

 

Período de submissão:

De 15 de abril a 31 de maio de 2023 30 de junho
Os artigos devem ser submetidos na secção dossier. As diretrizes para os autores e as normas para submissão e publicação encontram-se na página online da revista: http://www.dialogosuem.com.br/.

 

Imagem (no banner): “100% FAKE”, Eduardo Montelli