
O IHA acolheu no seu grupo de investigação Contemporary Art Studies (CASt) Ana Ferriols, jovem investigadora da Universitat Politècnica de València que está a frequentar o programa doutoral em Arte: Producción e Investigación. O tema do seu projeto de investigação, ao qual irá dar continuidade durante o seu período em Lisboa, está relacionado com a influência da Ética do Cuidado no cenário artístico contemporâneo mediterrânico.
Ferriols estará acolhida no IHA na qualidade de visiting researcher ao abrigo do programa europeu Erasmus+ (Traineeships abroad for students). Os seus trabalhos decorrem até ao final de julho de 2023 e serão orientados pela investigadora do IHA Giulia Lamoni.
European Mediterranean art scene analysis from a care ethics perspective
– objetivos do projeto:
-
Avaliar o contexto do Sul da Europa como cenário de propostas estéticas relacionadas com a Ética do Cuidado;
-
Explorar a teoria feminista do cuidado como ferramenta metodológica de análise da arte contemporânea na Europa mediterrânica;
-
Estudar o papel e a influência da teoria do cuidado na criação artística do século XXI;
-
Decifrar a influência de certas práticas artísticas como agentes de mudança em direção a modelos sociais mais sustentáveis e equitativos.
– no IHA:
O principal objetivo deste período de pesquisa é estudar o contexto da arte portuguesa em relação à Ética do Cuidado. Durante o seu período em Lisboa, a investigadora vai trabalhar em propostas relacionadas com o cuidado em instituições no século XXI, nomeadamente a Galeria Quadrum, e realizar entrevistas a profissionais do sector das artes.
Conheça o seu plano de trabalhos completo aqui.

