Ana Ferriols | Visiting Researcher acolhida no IHA ao abrigo do programa Erasmus+

O IHA acolheu no seu grupo de investigação Contemporary Art Studies (CASt) Ana Ferriols, jovem investigadora da Universitat Politècnica de València que está a frequentar o programa doutoral em Arte: Producción e Investigación. O tema do seu projeto de investigação, ao qual irá dar continuidade durante o seu período em Lisboa, está relacionado com a influência da Ética do Cuidado no cenário artístico contemporâneo mediterrânico.

Ferriols estará acolhida no IHA na qualidade de visiting researcher ao abrigo do programa europeu Erasmus+ (Traineeships abroad for students). Os seus trabalhos decorrem até ao final de julho de 2023 e serão orientados pela investigadora do IHA Giulia Lamoni.

 

European Mediterranean art scene analysis from a care ethics perspective
– objetivos do projeto:
  • Avaliar o contexto do Sul da Europa como cenário de propostas estéticas relacionadas com a Ética do Cuidado;
  • Explorar a teoria feminista do cuidado como ferramenta metodológica de análise da arte contemporânea na Europa mediterrânica;
  • Estudar o papel e a influência da teoria do cuidado na criação artística do século XXI;
  • Decifrar a influência de certas práticas artísticas como agentes de mudança em direção a modelos sociais mais sustentáveis e equitativos.
– no IHA:
O principal objetivo deste período de pesquisa é estudar o contexto da arte portuguesa em relação à Ética do Cuidado. Durante o seu período em Lisboa, a investigadora vai trabalhar em propostas relacionadas com o cuidado em instituições no século XXI, nomeadamente a Galeria Quadrum, e realizar entrevistas a profissionais do sector das artes.
Conheça o seu plano de trabalhos completo aqui.

 

Vista da exposição “Earthkeeping Earthshaking – art, feminisms and ecology”, Galeria Quadrum, 2020. (Créditos: António Jorge Silva)
WAGES FOR HOUSEWORK (Fonte: US Solidarity Economy Network)

BIO

Ana Ferriols (1997) é investigadora da Universitat Politècnica de València e membro do coletivo de arte las mediocre. Tem atualmente um contrato de pré-doutoramento, concedido pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha, para realização da sua tese intitulada “Ciudad, Arte y Sostenibilidad. Propuestas y prácticas artísticas desde la ética del cuidado en el arte contemporáneo del periodo 2000-2020”, estando o seu trabalho a ser desenvolvido no Centro de Investigación Arte y Entorno (CIAE). A sua área de investigação está focada nas teorias feministas e na influência do trabalho de cuidado na formação das diferenças de género. Foi investigadora visitante no European University Institute (2022) em Florença e atualmente é investigadora visitante no Instituto de História da Arte com uma bolsa Erasmus+.

+

Destaque para o artigo da sua coautoria, “La ciudad de los cuidados. Infraestructura para un arte en común”, publicado na revista académica Arte, Individuo y Sociedad (Vol. 35, Núm. 1, 2023). https://doi.org/10.5209/aris.80604
Página de investigador IHA