Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestrando/a | IHA seed-project Narrativas do Eu em livros de artistas mulheres

 [english version – EURAXESS portal]

Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Mestrando/a no âmbito da instituição de I&D IHA – Instituto de História da Arte, UIDB/00417/2020, e do IHA seed-project “Narrativas do Eu entre o público e o privado: livros de artistas mulheres na Coleção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian”, financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC) nas seguintes condições:

Área Científica: Artes e Humanidades
Área Científica específica: História da Arte Contemporânea

 

Requisitos de admissão:
1. Licenciatura em História da Arte, com média final não inferior a 15 valores;
2. Frequência de um mestrado em História da Arte, especialidade em Arte Contemporânea.
Requisitos preferenciais:
1. Experiência de investigação em História da Arte Contemporânea e em mulheres artistas;
2. Formação e experiência em prática fotográfica;
3. Bom nível de inglês falado e escrito.
Plano de trabalhos: 
1) Levantamento iconográfico e documental das práticas artísticas na área dos livros e edições de artista, concebidos ou produzidos por mulheres; pesquisa bibliográfica e em arquivo; sistematização das informações coligidas; realização de fichas de obra; levantamento de imagens e registo fotográfico.
2) Criação e gestão de conteúdos para um website para divulgação do projeto.
3) Levantamento documental sobre a formação e desenvolvimento da coleção de livros e edições de artista da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian.
4) Apresentação dos resultados da investigação em reuniões regulares com os responsáveis do projeto e num relatório final, a entregar no final da bolsa, e numa apresentação pública, a agendar pela Direção do IHA.
O/A bolseiro/a integrará a equipa do IHA seed-project “Narrativas do Eu entre o público e o privado: livros de artistas mulheres na Coleção da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian”. Procurando responder à forma como estas práticas contribuíram e contribuem para a emancipação das “subjetividades femininas”, damos particular ênfase a discursos heterodoxos autorretratísticos e autobiográficos. Esta investigação visa estabelecer um enquadramento teórico e metodológico preliminar sobre o tema em estudo, com o objetivo de preparar uma possível candidatura a um Projeto Exploratório de maiores dimensões, a fim de criar um estudo sobre livros e edições de artistas mulheres a nível transnacional. O projeto contribui assim, para a linha temática do IHA Transferências Culturais numa Perspetiva Global; bem como, no quadro dos estudos de género e das mulheres, este seed-project responde à Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável e, em particular, ao Objetivo 5 focado na igualdade de género. A sua intenção é promover uma cultura de equidade e cidadania inclusiva contribuindo para os debates em curso sobre o tema e para o aumento da visibilidade da história da arte portuguesa, abordando especificamente o tema da sub-representação das mulheres no contexto global.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2004-58216179 e https://dre.pt/application/file/a/127230968.
Local de trabalho: Os trabalhos serão desenvolvidos na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, ou em regime virtual (teletrabalho), enquadrados pelo Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, sob a orientação científica do Doutor Bruno Marques.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com início previsto em setembro de 2023. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 930,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/financiamento/programas-de-financiamento/bolsas/). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção: A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados: curriculum vitae (25%), experiência de investigação (25%), formação e experiência em prática fotográfica (15%), nível de inglês falado e escrito (15%) e carta de motivação para integrar o projeto (20%).
Serão valorizados os candidatos que, na carta de motivação, demonstrem interesse em prosseguir o plano de trabalhos desenvolvido no âmbito deste projeto em dissertação de mestrado.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 29 de maio a 22 de junho de 2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos:
  1. Curriculum Vitae;
  2. Certificado de habilitações;
  3. Comprovativo de inscrição no Mestrado em História da Arte ou, em sua substituição, declaração sob compromisso de honra na qual o candidato se compromete a apresentar o comprovativo de inscrição antes da celebração do contrato de bolsa;
  4. Carta de motivação para integrar o projeto (1000 palavras máx).
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt, bmarques@fcsh.unl.pt e iha@fcsh.unl.pt, com o seguinte assunto na mensagem: BI – IHA seed-project Narrativas do Eu.
Consulte o edital completo aqui ou através da página de concursos da NOVA FCSH.