
Conferência
História das Exposições de Arte: A mais recente atualização (2018 – 2020)
Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian
Entrada livre
A equipa responsável pelo catálogo digital das exposições de arte da Fundação Calouste Gulbenkian vai apresentar uma nova atualização do projeto, que inclui as exposições realizadas entre 2018 e 2020.
Este catálogo digital – lançado no ano de 2021 para assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) – resulta de uma parceria desenvolvida entre 2014 e 2021 entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, através do grupo de investigação Museum Studies (MuSt). Este é um projeto pioneiro em Portugal, e ímpar a nível internacional, que permite explorar, através de uma base de dados digital, as c. 1400 exposições de arte realizadas na instituição desde 1957 e que documenta todo o seu processo de preparação, incluindo os materiais de comunicação, informação sobre os protagonistas envolvidos, imagens dos eventos e muitos outros documentos associados.
Esta conferência integra o programa de eventos paralelos da exposição Histórias de uma Coleção. Arte Moderna e Contemporânea do CAM e vai contar com as reflexões de dois convidados: Marta Soares, investigadora do IHA (GI ArtTHC), que abordará a experiência de consulta do catálogo, e Nuno Faria, programador e curador. Será ainda apresentada a publicação digital O Tempo no Espaço. Exposições da Coleção do CAM 1983-2023, da autoria de Leonor Nazaré.