
“Visual arts and institutions in post-revolutionary Portugal: artistic interventions and the creation of a new museum of modern art”
Já está disponível em acesso aberto o artigo da autoria da investigadora do IHA Leonor de Oliveira (GI MuSt) recentemente publicado no Journal of Spanish Cultural Studies.
O texto integra um número temático da revista, intitulado “Shedding the Old Skin: Cultural Production in the Iberian Transitions to Democracy”, dedicado à produção cultural no período de transição da ditadura para a democracia em Espanha e Portugal. O artigo centra-se no contexto pós-revolucionário do Porto, especificamente no protesto da comunidade artística da cidade contra a estagnação do Museu Nacional de Soares dos Reis e na sua mobilização para a renovação desta instituição artística, que resultou na criação do Centro de Arte Contemporânea. Partindo deste processo de reforma institucional e da atividade expositiva do Centro, este artigo propõe uma revisão crítica do cruzamento entre prática artística e mobilização política e do diálogo entre criatividade e democratização em Portugal no pós 25 de Abril.
O artigo encontra-se acessível em https://doi.org/10.1080/14636204.2023.2211797
Journal of Spanish Cultural Studies (Routledge / Taylor & Francis Group) é uma revista internacional de humanidades, com revisão por pares, que interroga a produção cultural e as práticas culturais relacionadas com as nações que constituem o Estado espanhol. Promove trabalhos teóricos e críticos inovadores de alto nível intelectual que preencham lacunas existentes na academia ou que repensam os significados culturais de materiais previamente estudados. São encorajados os trabalhos que abordem a diversidade cultural de Espanha ou a sua relação com cenários geopolíticos mais vastos (Península Ibérica, Mediterrâneo, Europa, América, África, Ásia, etc.).
Q2 (2022) | Cultural Studies
Q2 (2022) | History