Este arquivo digital reúne, cataloga, digitaliza e reproduz um espólio documental de 13 anos de trabalho da Companhia Maior, uma companhia criada em 2010 com a missão de promover a criatividade na idade maior e composta por artistas entre os 60 e os 90 anos. O arquivo resulta da organização sistemática e rigorosa da sua memória feita de um trabalho realizado em Portugal, apresentado em Teatros de referência e em colaboração com artistas com carreiras consolidadas no contexto interdisciplinar da criação contemporânea.
As artes performativas, e neste caso particular a criação contemporânea de dança e teatro, são extremamente vulneráveis ao desaparecimento pela sua natureza imaterial, concretizada em acontecimentos efémeros. Tratar o espólio documental da Companhia, com vista à sua conservação e disponibilização pública, é um ato de resistência e uma prova de vitalidade, contra o esquecimento.
O Arquivo Digital Companhia Maior resulta da interação entre a investigação e a prática profissional em artes, suportada por um enquadramento institucional de apoios públicos das áreas da Cultura e da Ciência em parceria com uma associação cultural, demonstrando o benefício da intersectorialidade para a reunião de meios e a disseminação de resultados. Foi viabilizado com o apoio do programa em Parceria – Arquivos de Dança, Teatro e Cruzamento Disciplinar – da Direção-Geral das Artes com o Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa e financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., através do Instituto de História de Arte, no âmbito do IHA seed-project “Arquivo Companhia Maior” (2022) [UIDB/00417/2020].