“Care influences in the art scene”, por Ana Ferriols | 17 julho (nova data)

‘‘Capitalism also depends on domestic labour” (1970s-80s), poster by See Red Feminist silk-screen collective

 

Conferência por Ana Ferriols:

Care influences in the art scene: between institution, curatorial work and artistic creation

17 julho, 2023 (nova data) | 18h – 19h30

Miradouro do Jardim do Torel, Lisboa

 

Ana Ferriols é uma jovem investigadora da Universitat Politècnica de València e atual visiting researcher no IHA ao abrigo do programa Erasmus+. No âmbito do projeto de investigação que se encontra a desenvolver, estará no dia 14 de julho no Miradouro do Jardim do Torel para falar sobre as influências da ética do cuidado na cena artística contemporânea, especialmente voltada para o sul da Europa.
A sua pesquisa aborda, antes de tudo, a relação entre o cuidado e as instituições artísticas, posicionando as estruturas que criam e que tipo de assimilação do discurso do cuidado realizam. Em segundo lugar, confronta a figura do curador e a sua posição de ligação entre a instituição com a figura do criador. E, por último, fala da criação artística em relação ao cuidado.
O seu trabalho de investigação é construído a partir do resultado de uma série de sondagens feitas com curadores, funcionários de instituições culturais e artistas, que trabalham em França, Itália, Portugal e Espanha. Estes respondem a uma série de questões sobre o cuidado nos seus locais de trabalho, tanto a nível metodológico quanto a nível temático.
A conferência é aberta a todos os interessados, mas a confirmação de presença é necessária via email para: glamoniiha@fcsh.unl.pt; bmarques@fcsh.unl.pt

 

Bio:
Ana Ferriols (1997) é investigadora da Universitat Politècnica de València e membro do coletivo de arte las mediocre. Tem atualmente um contrato de pré-doutoramento, concedido pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha, para a realização da sua tese intitulada “Ciudad, Arte y Sostenibilidad. Propuestas y prácticas artísticas desde la ética del cuidado en el arte contemporáneo del periodo 2000-2020”, estando o seu trabalho a ser desenvolvido no Centro de Investigación Arte y Entorno (CIAE). A sua área de investigação está focada nas teorias feministas e na influência do trabalho de cuidado na formação das diferenças de género. Foi investigadora visitante no European University Institute (2022) em Florença e atualmente é investigadora visitante no Instituto de História da Arte com uma bolsa Erasmus+.

 

Organização:
IHA/NOVA FCSH – GI CASt
Giulia Lamoni e Bruno Marques