Concurso para 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado/a | Dissertação de mestrado sobre Júlio Pomar

 [english version – EURAXESS portal]

Concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para Licenciado/a com o objetivo de realizar uma dissertação de mestrado sobre o pintor JÚLIO POMAR, proporcionada ao abrigo de apoio mecenático a título individual. Esta bolsa resulta de uma parceria entre Tereza Martha, o Atelier-Museu Júlio Pomar/EGEAC, e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa através do IHA – Instituto de História de Arte, nas seguintes condições:

Área Científica: Artes e Humanidades
Área Científica específica: História da Arte Contemporânea

 

Requisitos de admissão:
1. Licenciatura em História da Arte ou Literatura, com média final não inferior a 16 valores;
2. Frequência da parte curricular do mestrado em História da Arte ou do mestrado em Museologia.
Requisitos preferenciais:
1. Experiência de investigação documental em História da Arte Contemporânea;
2. Bom nível de inglês falado e escrito.
Plano de trabalhos: 
1) Investigação monográfica sobre a obra e o percurso de Júlio Pomar na sua dimensão artística e histórica e sociopolítica;
2) Apresentação dos resultados da investigação em reuniões regulares com as orientadoras;
3) Redação da dissertação e defesa pública da mesma.
Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), na redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n.º 123/2019, de 28 de agosto; Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, disponível em https://dre.pt/dre/legislacao-consolidada/lei/2004-58216179 e https://dre.pt/application/file/a/127230968.
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido em articulação estreita com o Atelier-Museu Júlio Pomar e nas bibliotecas especializadas, envolvendo também contactos necessários com museus e outras entidades que detêm obras de Júlio Pomar. A orientação dos trabalhos será assegurada por um/a investigador/a do Instituto de História da Arte da NOVA FCSH e a coorientação por um/a investigador/a designado/a pelo Atelier-Museu Júlio Pomar.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 1 de outubro de 2023. O contrato de bolsa não poderá ser renovado.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 930,98, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/financiamento/programas-de-financiamento/bolsas/). A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o/a candidato/a opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais.
Métodos de seleção:
A seleção dos candidatos será feita mediante avaliação curricular, na qual serão ponderados:
  1. Curriculum vitae (35%);
  2. Plano de trabalhos (máx. 750 palavras) fundamentado em conhecimento extensivo da bibliografia sobre Júlio Pomar, elaborado no âmbito das temáticas seguidamente apresentadas (35%):
    • Júlio Pomar e a crítica da arte – um levantamento sistemático, começando com Mário Dionísio e chegando à atualidade.
    • Júlio Pomar em Paris: duas décadas de produção, centrando-se o trabalho em compreender os circuitos parisienses, a relação com o editor Joaquim Vital, os ateliers, os amigos, as exposições e as galerias.
    • A produção plástica de Júlio Pomar e a sua relação com os artistas muralistas mexicanos.
    • A relação da obra de Júlio Pomar com a obra de outros artistas.
    • O desenho na obra de Júlio Pomar.
    • Júlio Pomar e a Pop.
  3. Nível de inglês falado e escrito (10%);
  4. Carta de motivação (20%);
A classificação final será expressa na escala de 0-100 valores. Não será admitido(a) a ocupar o lugar a concurso, por falta de mérito absoluto, candidato(a) que não obtenha uma classificação final igual ou superior a 80 pontos.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 3 a 14 de julho de 2023.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae, certificado de habilitações, carta de motivação, declaração sob compromisso de honra de que não excede, com a celebração do contrato de bolsa em causa, um período acumulado de um ano nesta tipologia de bolsa, seguido ou interpolado, e não foi já beneficiário de qualquer outra bolsa de investigação direta ou indiretamente financiada pela FCT.
No caso de graus académicos obtidos em instituições de ensino superior estrangeiras, é necessária a apresentação do reconhecimento dos graus obtidos, de acordo com o DL Nº 66/2018, de 16 de agosto; ou, em falta do reconhecimento no momento de candidatura, declaração sob compromisso de honra de que fará esse reconhecimento antes da contratualização da Bolsa em caso de ser o/a candidato/a selecionado/a. Não obstante, é obrigatória a apresentação do reconhecimento até ao momento de contratualização da bolsa.
As candidaturas deverão ser enviadas para o email bolsasiha@fcsh.unl.pt, com o seguinte assunto na mensagem: BI – JÚLIO POMAR.
Consulte o edital completo aqui ou através da página de concursos da NOVA FCSH.