IHA organiza Summer School sobre o mercado da arte numa perspetiva transdisciplinar

 

International Summer School

Art Markets: An Integrated Perspective

Lisboa, 10-14 julho

 

Inspirada pelo sucesso das duas sessões anteriores (Lyon, 2019 e Antuérpia-Bruxelas, 2022), uma terceira edição da International Summer School “Art Markets: An Integrated Perspective”, uma experiência única de investigação, formação e networking, vai ter lugar entre os dias 10 e 14 de julho, em Portugal. A edição de 2023 é organizada pelo Instituto de História da Arte, juntamente com importantes parceiros internacionais, a Erasmus University Rotterdam, a University of Leuven (KU Leuven), a Université Libre de Bruxelles e o Laboratoire de Recherche Historique Rhône-Alpes (LARHRA). Esta Summer School será também a primeira ação de formação deste género organizada pelo IHA e é marcada por uma forte aposta na internacionalização. Junta 15 especialistas internacionais de áreas como a Economia da Arte e Finanças, História da Arte, Humanidades Digitais e Direito da Arte, e contará com 20 participantes de backgrounds distintos, provenientes de várias partes do globo, mas que se unem nesta formação motivados pelo interesse conjunto nas dinâmicas do mercado de arte.
Esta formação avançada assumirá a forma de uma estadia em residência, oferecendo assim um sentido de união propício ao desenvolvimento de uma pequena comunidade científica. Será por isso uma experiência enriquecedora e intensiva, que se irá realizar no Hotel Golf Mar, Vimeiro, onde decorrerão a maioria dos trabalhos, mas também existem encontros marcados em Lisboa, nomeadamente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e no Palácio do Correio Velho – Leilões e Antiguidades (PCV), onde decorrerão dois workshops, um sobre questões de proveniência, e outro sobre os prós e os contras dos leilões. Esta será uma oportunidade rara dos participantes visitarem e interagirem com instituições (do mercado) de arte locais, mas não só – também está prevista uma visita a uma coleção de arte privada, conduzida na perspetiva do próprio colecionador.
O restante programa segue o mesmo formato e abordagem das edições anteriores, mas na edição de 2023 as sessões foram atualizadas de modo a cobrir os recentes desenvolvimentos nos estudos do mercado de arte a nível global. Nos cinco dias da Summer School, speakers e participantes irão apresentar, partilhar e discutir abordagens teóricas, estruturas conceituais e ferramentas metodológicas, abertas ao confronto e à troca de pontos de vista, num ambiente amigável e descontraído, enquanto que as diferentes áreas de trabalho dos especialistas vão permitir perspetivas e análises históricas e contemporâneas que tornam esta uma formação particularmente inovadora.
Pode consultar o programa e conhecer os speakers através do booklet da Summer School ou no website artmarkets-summerschool.weebly.com