
Confrontos em História da Arte #2
3 de novembro, 2023 | 15h-17h
Sala B201, Torre B (NOVA FCSH, Av. de Berna)
O CHA (Confrontos em História da Arte) surgiu em 2023 como uma atividade regular de discussão de textos organizada pelo Grupo de Investigação ArtTHC (Art Theory, Historiography and Criticism / Teoria, Historiografia e Crítica da Arte) do Instituto de História da Arte. Após a apresentação e comentário do texto pelos intervenientes principais, abre-se a discussão a todos os participantes. Habitualmente agendado à tarde, pela hora do lanche, o CHA procura ser um momento estimulante de partilha de ideias com chá e bolos à disposição.
O segundo encontro será dedicado ao cinema de animação e à fotografia, e terá a participação das investigadoras Susana S. Martins (GI MuSt) e Marta Soares (GI ArtTHC). Este será um passo importante no IHA no sentido de ampliar o conhecimento e a reflexão crítica sobre a animação, frequentemente na periferia dos estudos do cinema e da história da arte. O texto escolhido — “Traces of the World: Cel Animation and Photography” de Hannah Frank — é um artigo publicado em 2016, no número especial “Animation and Politics” da revista animation: an interdisplinary journal. Pode ser descarregado aqui.
Frank problematiza o lugar quase “invisível” da fotografia no cinema de animação, confrontando teorias do cinema e da fotografia com uma análise fotograma-a-fotograma de filmes de animação industriais americanos do início do século XX. Ao realçar a opacidade da fotografia observável em vários acidentes técnicos, a autora propõe uma perspetiva desafiante enquanto nos faz mergulhar na materialidade da animação e no trabalho nos estúdios.

Esta sessão irá decorrer em formato presencial, com transmissão via Colibri-Zoom. Para aceder ao link, é necessária a inscrição por email para martasoares@fcsh.unl.pt
Biografia da Autora
Hannah Frank (1984–2017) foi Professora Auxiliar de estudos de cinema na Universidade da Carolina do Norte, Wilmington. Publicou artigos nas revistas Critical Quarterly e animation: an interdisciplinary journal e colaborou com o livro A World Redrawn: Eisenstein and Brecht in Hollywood. A sua tese de doutoramento foi publicada postumamente e em livre acesso com o título Frame-by-Frame: A Materialist Aesthetics of Animated Cartoons (University of California Press, 2019).
Quando publicou o artigo “Traces of the World: Cel Animation and Photography”, era doutoranda em estudos de cinema na Universidade de Chicago.
Biografias das Oradoras
Marta Soares é doutorada em História da Arte pela NOVA FCSH, com uma tese sobre animação e modernismo. Actualmente é investigadora colaboradora do IHA-NOVA FCSH/IN2PAST e membro do grupo ArtTHC.
Colaborou com exposições da Fundação Calouste Gulbenkian e do Museo Reina Sofía e foi curadora, com Raquel Henriques da Silva, da exposição Amadeo de Souza-Cardoso/Porto—Lisboa/ 2016 – 1916, patente no Museu Nacional de Soares dos Reis, em 2016, e no Museu do Chiado, em 2017.
Em 2023, é membro dos júris dos concursos de apoio à produção de curtas e longas-metragens em animação do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual).
As suas investigações orbitam em torno do modernismo, da história e teoria da animação e do teatro de marionetas, áreas sobre as quais tem vindo a publicar.