IN2PAST workshop | Patrimónios no Extremo e Sociedades Contemporâneas | 27-28 out.

Reconstrução da paisagem fortificada da Portela do Extremo em 1662 (Disenho: Luis Taklim, 2021) para o projeto PIPA PAIX 2018-2021 (IP: Rebeca Blanco-Rotea).

 

Workshop IN2PAST

Patrimónios no Extremo e Sociedades contemporâneas: ler e viver a paisagem rural

2º Encontro de pesquisa, educação e socialização do Património dos Arcos de Valdevez

27-28 de outubro, 2023

Braga/Extremo, Arcos de Valdevez

 

No marco das investigações que nos últimos sete anos se estão a desenvolver no lugar do Extremo (Arcos de Valdevez) pela Unidade de Arqueologia e o Lab2PT da UMinho, foi possível estabelecer fortes redes de cooperação com a comunidade local que se traduziram em uma série de atividades de tipo científico, patrimonial e educacional coordenadas entre os cientistas e os agentes locais. No âmbito do projeto exploratório IN2PAST Da terra à Terra. Conexões para Territórios Sustentáveis (Land-CST) [EXPL/In2Past/2023/09], estão a ser desenvolvidas ferramentas metodológicas para o estudo da paisagem, em colaboração com a comunidade local, com a intenção de reverter o conhecimento gerado na sustentabilidade patrimonial deste território afetado pela emigração, o despovoamento ou o envelhecimento da população.
Em 2023, com o objetivo de transcender o olhar localizado neste território, convergiremos com as investigações desenvolvidas por outras equipas arqueológicas que centram o seu olhar nas paisagens rurais da época moderna e contemporânea. Em colaboração com o projeto Lectura arqueológica de tiempos largos sobre la formación de los paisajes rurales en el Noroeste ibérico (LEIRA), desenvolvido pelo Instituto de Ciencias do Patrimonio (INCIPIT-CSIC), iremos realizar um workshop para discutir metodologias de leitura arqueológica da paisagem e a reversão dos resultados em projetos co-construídos com as comunidades locais. Esta segunda parte, no sábado dia 28, será dedicada a desenvolver em Extremo várias atividades partilhadas entre os cientistas e os habitantes da aldeia.

 

Consulte o programa completo aqui.

(english version)