IN2PAST | Ciclo Doutoral de Conversas, Lançamento do website e Debate | 28 nov.

 

1ª sessão do Ciclo Doutoral de Conversas do Laboratório Associado IN2PAST:

A Química Aplicada ao Património e as Parcerias com as Humanidades e as Artes

Lançamento do website do IN2PAST

Debate:

A Tentação do Digital, o Património Cultural e os Usos do Passado

 

28 de novembro, 16h

Auditório B1 – NOVA FCSH, Av. de Berna (Torre B) + Online (via Zoom)

Sessão aberta

 

Público-alvo:
Doutorandos e investigadores doutorados do IN2PAST
Investigadores de outros centros de investigação
Profissionais da cultura que trabalham em arquivos, museus, monumentos, sítios arqueológicos ou parques naturais

 

A Química Aplicada ao Património e as Parcerias com as Humanidades e as Artes” é o título da primeira sessão do Ciclo Doutoral de Conversas do Laboratório Associado IN2PAST. Contará com apresentação de António Candeias (HERCULES / Universidade de Évora) e comentários de Susana Varela Flor (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST) e Paulo Simões Rodrigues (CHAIA / Universidade de Évora).
Este encontro inclui ainda um debate sobre “A Tentação do Digital, o Património Cultural e os Usos do Passado”, que será dinamizado por Alba Comino (IHC – NOVA FCSH / IN2PAST), Paula Ribeiro Lobo (IHA – NOVA FCSH / IN2PAST), João Pedro Cachopo (CESEM – NOVA FCSH / IN2PAST) e Pedro Antunes (CRIA – NOVA FCSH / IN2PAST). 
Entre as duas sessões, será também apresentado o website do IN2PAST, que passará a estar acessível através do endereço eletrónico www.in2past.org

 

O Ciclo Doutoral de Conversas do IN2PAST, a decorrer em Évora, Lisboa e no Minho, entre novembro de 2023 e junho de 2024, promove o cruzamento de saberes científicos cuja diversidade define a vocação transdisciplinar do nosso laboratório, da química e da música à história da arte e à arquitetura, da antropologia à história contemporânea ou à arqueologia. Ao mesmo tempo, as conversas favorecem o diálogo entre práticas científicas de conhecimento do passado e outras formas culturais de o usar e compreender, de intervenções patrimoniais à elaboração de políticas públicas de memória, passando pela criação artística. 
As conversas decorrerão nos diferentes polos do IN2PAST, do Sul ao Norte do país. São abertas à participação dos nossos estudantes de doutoramento e investigadores doutorados, mas também de colegas de outros centros de investigação e de profissionais do setor da cultura que trabalham em arquivos, museus, monumentos, sítios arqueológicos ou parques naturais. 
Email para informações adicionais: comunica@in2past.org

 

Organização: António Candeias, Joana Cunha Leal, José Mirão, José Neves, Manuel Pedro Ferreira, Nélia Dias, Paulo Simões Rodrigues, Ricardo Castro, Rita Hasse Ferreira e Sónia Almeida
Fotografia: © António Luís Campos | National Geographic Portugal

O IN2PAST – Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território foi criado formalmente no final de 2021. Reúne sete unidades de investigação (CHAIA, CESEM, CRIA, HERCULES, IHC, IHA e Lab2PT) e cinco universidades (Universidade de Évora, Universidade NOVA de Lisboa, ISCTE-IUL, Universidade do Minho e Universidade de Coimbra). É financiado pela FCT – Fundação para Ciência e a Tecnologia, I. P. [LA/P/0132/2020].