Cluster Estudos sobre Arquitetura da Época Moderna

Cluster aprovado em sede de reunião do Conselho Científico do IHA, realizada em 03/07/2023, no Colégio Almada Negreiros.

 

Estudos sobre Arquitetura da Época Moderna

 

O cluster Estudos sobre Arquitetura da Época Moderna dedica-se ao estudo dos objetos arquitetónicos construídos e/ou alterados num arco cronológico largo que recua ao século XV e se estende até ao século XIX, erguidos em Portugal e nos territórios da sua presença histórica, sempre com a preocupação de inscrever estes objetos nos contextos internacionais que lhes correspondem. Da mesma maneira, o trabalho do cluster alinha-se com, e participa nos debates internacionais em curso. Interessa-se: por questões de forma, materialidade, técnica, função e significação; pelos saberes correlatos, nas dimensões da sua produção, circulação e receção; pelos agentes envolvidos, dos mestres/arquitetos aos construtores, dos encomendadores aos ideólogos e administradores. Por isso mesmo, a divulgação do trabalho do cluster é fundamental, bem como a sua interação com aqueles que têm hoje a responsabilidade da salvaguarda e gestão do património edificado subsistente. Finalmente, o cluster apoia a formação e o ensino dos estudos de arquitetura, desenvolvendo atividades próprias nessa área.

 

ATIVIDADES

 

Formação: estágios de investigação (em 2021/22 e 2022/23); oferta letiva do IHA (UC de integração na investigação em 2021/22); colaboração com UC da licenciatura em História da Arte (nomeadamente Introdução às Ciências do Património, História da Arte no Renascimento e História da Arte do Renascimento e do Barroco em Portugal) sob a forma de aulas temáticas, visitas orientadas e workshops de formação.
Investigação. Projetos individuais de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento; um projeto de investigação conjunto (A Administração das Obras Régias no Portugal Moderno) submetido à FCT no concurso do ano 2022 (em curso e em preparação para nova submissão); Participação e/ou colaboração em projetos sediados noutras UI: Vaulted South (CHAM); Layers: In the Width of the Walls (LNEC); Olisipógrafos. Os Cronistas de Lisboa (IHA; CML).
Colaborações externas/prestação de serviços. Sob a forma de consultoria, produção de investigação ou relatórios legalmente necessários para a intervenção em património classificado ou em zonas classificadas. Exs.: Ourém (Câmara Municipal), Palácio Almada-Carvalhais (atelier Pedro Reis); Quinta em Sintra (atelier Miguel Esteves); Teatro São Carlos (atelier Appleton).
Coisas edificantes. Designação sob a qual se agrupa um conjunto de atividades de natureza muito diversa orientadas para os interesses do grupo. Exs.: discussão de projetos individuais em curso, visitas guiadas (ex.: às obras de restauro da Catedral de Portalegre), participação em atividades de projetos em curso (ex.: acompanhamento de análises de prospeção geofísica no Convento da Madre de Deus, projeto Layers); workshops de formação (sobre tratadística arquitetónica, na BNL e na Biblioteca do Palácio de Mafra, com o projeto Vaulted South).

 

EQUIPA
MargaridaTavaresDaConceicao
Margarida Tavares da Conceição
Nuno Senos
Nuno Senos

 

 

 

 

Mais informações em breve.