Ana Lanita

Full name: Ana Luísa Saraiva Lanita Marques
Quoting name: Ana Lanita
Professional Category: PhD Candidate (FCT PhD scholarship)
PhD project: “Ontografia da Sombra. O Desenho como elo (in)visível de um lugar” [Advisor: Sandra Vieira Jürgens, IHA/NOVA FCSH; UE-IADE] [Project supervisor: Aida Rechena, Director of Museu Nacional Resistência e Liberdade; CeiED/ULHT; CHAIA/UÉ]
Thematic areas: Drawing, Artistic Practices, Invisible, Memory, Place
Position(s) within IHA: RG Member [Museum Studies]
Contact: analanita@fcsh.unl.pt​
CIÊNCIA ID: 671C-93D3-07B1
ORCiD: 0000-0001-9785-1706
Other platforms: ResearchGate

 

Biography

[PT]

Nasci em Coimbra (1994) e vivo e estudo em Lisboa. Licenciei-me em Arte e Design (ESEC-IPC) e completei o mestrado em Antropologia Social e Cultural (FCTUC-DCV) com a dissertação «Riscos de luz. Dois narradores à caça de um autor»*. Co-fundei o projecto e colectivo artístico independente Cão Português – Espaço Difusor de Arte (Coimbra), que agora funciona como ateliê.
Actualmente, sou doutoranda em Estudos Artísticos – Arte e Mediações (NOVA FCSH) com o projecto «Ontografia da Sombra. O Desenho como elo (in)visível de um lugar». O alvo da investigação é o Desenho como forma de conhecimento de um lugar, revelando as suas marcas e histórias ocultas. Ancora-se numa prática artística interdisciplinar e colaboração com o Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche. A minha proposta plástica verte questões sobre a (in)visibilidade, o gesto e o “nada” num encontro entre o Desenho e a escrita, explorando o movimento e qualidade caligráfica da linha. Paralelamente, uso mapas conceptuais para articular conceitos e disciplinas, bem como documentar o processo de construção do pensamento. Colaboro com artistas e escrevo para exposições e revistas (ensaios, artigos, projectos artísticos, …).

____________________________

*  O foco foram as “videografias” do artista Rubio, diálogo em forma de diário entre um autor e dois narradores. Ver Marques, S. L. (2018). “Videografias (1982/83), Francisco Rúbio”. In Ether/vale tudo menos tirar olhos: Um laboratório de fotografia e história, (1.ª ed., pp. 144-149). Porto: Dafne Editora/Pierrot le Fou.

(data supplied by the researcher)

Abbreviations:
RG – Research Group