Digital Contents

Catálogo digital banner2_edited
Catálogo digital do projeto RAISEXPO – História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (1957-2016)
Os objetivos principais deste projeto foram o estudo, digitalização, inventariação e divulgação da memória expositiva da Fundação Calouste Gulbenkian, no campo artístico, dando a conhecer toda a programação desenvolvida entre os anos de 1957 e de 2016. A investigação esteve centrada no vasto espólio documental e bibliográfico do Arquivo e Biblioteca da FCG, que integra registos escritos, fotográficos e fílmicos das exposições realizadas a partir de 1957. Toda a informação foi recolhida de forma sistemática e integrada numa base de dados.
Instituições parceiras: IHA/NOVA FCSH; Fundação Calouste Gulbenkian
Imagem para Casa Senhorial DC
A Casa Senhorial – Portugal, Brasil e Goa. Anatomia dos interiores
Este projecto teve como objetivo primordial o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspetos dos seus interiores, em duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro.
Instituições Parceiras: IHA/NOVA FCSH, Fundação Casa de Rui Barbosa (Brasil), Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Museu Nacional de Arte Antiga
SiteLxConventos
Plataforma LxConventos
Nascida no âmbito do projeto “Da cidade sacra à cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX”, que procurou estudar o impacto que a dissolução das ordens religiosas no século XIX teve no funcionamento e na imagem de Lisboa, nova cidade liberal. Nesta plataforma são disponibilizadas fontes manuscritas e cartográficas inéditas que se constituem como uma inegável mais-valia para a compreensão da cidade e suas casas religiosas.
Instituições Parceiras: IHA-FCSH/NOVA, Departamento de Património Cultural/CML, Arquivo Nacional da Torre do Tombo (DGLAB), NOVALINCS – Laboratory for Computer Science and Informatics da Faculdade de Ciências e Tecnologia (NOVA)
image003
Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755
Este projecto de investigação teve como principal objectivo o estudo aprofundado de um dos mais ricos e importantes testemunhos visuais da cidade, anterior ao terrível sismo de 1755 – o “Grande panorama de Lisboa”, à guarda do Museu Nacional do Azulejo. Visa a melhor compreensão da evolução iconográfica da cidade de Lisboa durante o período tardo-medieval e moderno (sécs. XV-XVIII), bem como o estudo da história dos principais monumentos da cidade, tendo em conta não só a tradição de representação da mesma ao longo dos séculos, mas também a especificidade da pintura sobre azulejo.
Instituições parceiras: Museu Nacional do Azulejo/DGPC, Câmara Municipal de Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, Arquivo Histórico do Patriarcado, Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas/Torre do Tombo e Fundação Calouste Gulbenkian
Modernismo.pt
O projeto Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português. O projeto nasceu em 2011 com o tratamento do espólio de Almada Negreiros, alastrando depois para os outros autores e experiências da sua geração, e mantém-se ativo até hoje.
Este Arquivo propõe-se reunir os textos literários, peças de arte e documentos do Modernismo em português. (Orpheu, uma fugaz revista publicada em 1915, marca o início do Modernismo em Portugal.) Incluem-se ainda elementos críticos e históricos, bem como exposições virtuais.
Instituições parceiras: IELT/NOVA FCSH; Biblioteca Nacional de Portugal, Família Almada Negreiros, IHA/NOVA FCSH, Seminário Livre de História das Ideias (NOVA FCSH).
digitile2
Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica on Line
Este projecto teve como objectivo a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. A criação desta ferramenta digital nasceu da necessidade de estudar, publicar e disseminar os estudos inéditos, complementares à obra Azulejaria em Portugal da autoria de João Miguel dos Santos Simões.
Instituições parceiras: ARTIS/FLUL; Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte; IHA/FCSH/NOVA; CHAM/FCSH/NOVA/UAç; Institut national d’histoire de l’art – Paris

Outros recursos

Other resources

BANNER_Exposição1957
Visita Virtual à primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
Concebida no âmbito do projecto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008), esta visita virtual teve por base o amplo registo fotográfico da exposição, realizada em 1957, permitindo conhecer os diferentes espaços e núcleos expositivos, assim como as obras exibidas.
Instituições parceiras: Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte; CITI – Centro de Informática e Tecnologias da Informação, FCT, Universidade NOVA de Lisboa
Microprojecto Artistas Portugueses
Catálogo de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses
Resultante do projecto CINEVIDEOART, este catálogo online visa organizar, sistematizar e assegurar o acesso a um património disperso e escassamente documentado.
Instituições parceiras: Instituto de História da Arte da Faculdade de    Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IHA- FCSH/NOVA), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.