Digital Contents

Catálogo digital do projeto RAISEXPO – História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian (1957-2020)
Os objetivos principais deste projeto foram o estudo, digitalização, inventariação e divulgação da memória expositiva da Fundação Calouste Gulbenkian, no campo artístico, dando a conhecer toda a programação desenvolvida entre os anos de 1957 e de 2020. A investigação esteve centrada no vasto espólio documental e bibliográfico do Arquivo e Biblioteca da FCG, que integra registos escritos, fotográficos e fílmicos das exposições realizadas a partir de 1957. Toda a informação foi recolhida de forma sistemática e integrada numa base de dados digital.
Instituições parceiras: IHA-NOVA FCSH; Fundação Calouste Gulbenkian
Imagem para Casa Senhorial DC
A Casa Senhorial – Portugal, Brasil e Goa. Anatomia dos interiores
Este projeto teve como objetivo primordial o estudo da casa de morada da nobreza e da alta burguesia, entre os séculos XVII e XIX, focando os múltiplos aspetos dos seus interiores, em duas regiões do mundo cultural e artístico luso-brasileiro: Lisboa e Rio de Janeiro.
Instituições Parceiras: IHA-NOVA FCSH, Fundação Casa de Rui Barbosa (Brasil), Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, Museu Nacional de Arte Antiga

SiteLxConventos

Plataforma LxConventos
Nascida no âmbito do projeto Da cidade sacra à cidade Laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX, que procurou estudar o impacto que a dissolução das ordens religiosas no século XIX teve no funcionamento e na imagem de Lisboa, nova cidade liberal. Nesta plataforma são disponibilizadas fontes manuscritas e cartográficas inéditas que se constituem como uma inegável mais-valia para a compreensão da cidade e suas casas religiosas.
Instituições Parceiras: IHA-NOVA FCSH, Departamento de Património Cultural/CML, Arquivo Nacional da Torre do Tombo (DGLAB), NOVALINCS – Laboratory for Computer Science and Informatics, NOVA FCT
image003
Lisboa em Azulejo antes do Terramoto de 1755
Este projeto de investigação teve como principal objetivo o estudo aprofundado de um dos mais ricos e importantes testemunhos visuais da cidade, anterior ao terrível sismo de 1755 – o “Grande panorama de Lisboa”, à guarda do Museu Nacional do Azulejo. Visa a melhor compreensão da evolução iconográfica da cidade de Lisboa durante o período tardo-medieval e moderno (Séc. XV-XVIII), bem como o estudo da história dos principais monumentos da cidade, tendo em conta não só a tradição de representação da mesma ao longo dos séculos, mas também a especificidade da pintura sobre azulejo.
Instituições parceiras: IHA-NOVA FCSH; Museu Nacional do Azulejo/DGPC, Câmara Municipal de Lisboa, Academia Nacional de Belas-Artes, Arquivo Histórico do Patriarcado, Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas/Torre do Tombo e Fundação Calouste Gulbenkian
Modernismo.pt
O projeto Modernismo: Arquivo Virtual da Geração de Orpheu tem como missão sistematizar informações, imagens e estudos sobre o Modernismo português. O projeto nasceu em 2011 com o tratamento do espólio de Almada Negreiros, alastrando depois para os outros autores e experiências da sua geração, e mantém-se ativo até hoje.
Este Arquivo propõe-se reunir os textos literários, peças de arte e documentos do Modernismo em português. (Orpheu, uma fugaz revista publicada em 1915, marca o início do Modernismo em Portugal.) Incluem-se ainda elementos críticos e históricos, bem como exposições virtuais.
Instituições parceiras: IELT-NOVA FCSH; Biblioteca Nacional de Portugal, Família Almada Negreiros, IHA-NOVA FCSH, Seminário Livre de História das Ideias (NOVA FCSH)

digitile2

Biblioteca DigiTile – Azulejaria e Cerâmica on Line
Este projeto teve como objetivo a criação de uma biblioteca digital dedicada à disponibilização de fontes documentais e estudos sobre Azulejaria e Cerâmica. A criação desta ferramenta digital nasceu da necessidade de estudar, publicar e disseminar os estudos inéditos, complementares à obra Azulejaria em Portugal da autoria de João Miguel dos Santos Simões.
Instituições parceiras: ARTIS-FLUL; Fundação Calouste Gulbenkian – Biblioteca de Arte; IHA-NOVA FCSH; CHAM-NOVA FCSH; Institut national d’histoire de l’art – Paris

OUTROS RECURSOS

Arquivo Digital Companhia Maior
Este projeto reúne, cataloga, digitaliza e reproduz um arquivo de documentos do trabalho de 13 anos da Companhia Maior, uma companhia criada em 2010 com a missão de promover a criatividade na idade maior e composta por artistas entre os 60 e os 90 anos. O arquivo provoca e resulta da organização sistemática e rigorosa da sua memória feita de um trabalho realizado em Portugal, apresentado em Teatros de referência e em colaboração com artistas com carreiras consolidadas no contexto interdisciplinar da criação contemporânea. É resultado do IHA seed-project Arquivo Companhia Maior (2022).
Instituições parceiras: IHA-NOVA FCSH; Companhia Maior; Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura

ART-ES: from real life into the World of Art
Exposição virtual internacional, derivada do projeto de I&D Appropriation and Hybridization between Visual Arts and Performing Arts in Early Modern period, que pretende analisar as relações entre as artes visuais e performativas no contexto europeu do século XVI ao século XVIII. A exposição combina de uma forma inovadora ferramentas audiovisuais para oferecer 15 espaços virtuais relacionados com eventos festivos e obras de arte de museus internacionais de grande significado para a História da Arte. 
O projeto juntou uma equipa de peritos de diferentes disciplinas (história da arte, história das artes performativas e musicologia). Destacamos os contributos dos investigadores IHA Pedro Flor, em “Splendorous Lisbon“, onde revela de forma inovadora vários detalhes da pintura ‘Joyeuse entrée’ (‘Entrada alegre’) do Rei Filipe III de Espanha em Lisboa em 1619, e Susana Varela Flor, em “Baroque Lisbon“, que permite conhecer melhor os vários momentos e episódios que estão descritos na tela de Dirck Stoop, Entrada pública do Embaixador Francisco de Melo e Torres no Terreiro do Paço em Lisboa.
Instituições parceiras: Kunsthistorisches Museum Wien; Theatermuseum; Universidad de Málaga; Ministerio de Economia Y Competitividad – Gobierno de España

CURIOSITAS website
Curiositas: Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and the Iberian Cosmoramas é um projeto de investigação sobre as exposições de Cosmorama em Portugal e em Espanha durante o século XIX. Através do cruzamento da investigação documental e iconográfica com a realidade virtual, este projeto permite resgatar a história esquecida destes primeiros media imersivos, reavaliar o seu impacto cultural noutras artes e peep media, assim como contribuir para os atuais desafios sobre o património virtual.
Destaque para a cronologia interativa, sobre a evolução dos cosmoramas, desde 1818 a 1859.
Instituições parceiras: CICANT – Centre for Research in Applied Communication, Culture and New Technologies, Universidade Lusófona; IHA-NOVA FCSH; Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema; Museu del Cinema – Collecció Tomàs Mallol of Girona

Práticas Artísticas Confinadas website

(URL temporariamente indisponível)

O IHA seed-project Práticas Artísticas Confinadas: Resistência e Coletivismo na Pandemia COVID-19 em Portugal procurou estudar os grupos cívicos (coletivos, associações, cooperativas e sindicatos), no sector artístico e cultural, que foram criados a partir de março de 2020 em Portugal com o objetivo de responder à crise provocada pela pandemia COVID-19. Este website dá a conhecer o enquadramento teórico e metodológico que orientou a investigação, os momentos de produção cartográfica, as residências de investigação e a exposição documental realizadas no âmbito do projeto, bem como o material recolhido mais relevante sobre os grupos cívicos estudados; permite ainda explorar através de uma cronologia dinâmica as principais ações desenvolvidas por estes grupos e interpretá-los cartograficamente com recurso a um mapa-kit.
Instituições parceiras: IHA-NOVA FCSH; CRIA-NOVA FCSH; Centro de Artes e Criatividade, Torres Vedras; Chão de Oliva, Sintra
BANNER_Exposição1957
Visita Virtual à primeira Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian
Concebida no âmbito do projeto Fontes para a História dos Museus de Arte em Portugal (PTDC/EAT-MUS/101463/2008), esta visita virtual teve por base o amplo registo fotográfico da exposição, realizada em 1957, permitindo conhecer os diferentes espaços e núcleos expositivos, assim como as obras exibidas.
Instituições parceiras: IHA-NOVA FCSH; Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca de Arte; CITI – Centro de Informática e Tecnologias da Informação, NOVA FCT
Microprojecto Artistas Portugueses
Catálogo de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses
Resultante do projeto CINEVIDEOART, este catálogo online visa organizar, sistematizar e assegurar o acesso a um património disperso e escassamente documentado.
Instituições parceiras: IHA-NOVA FCSH, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

RECURSOS NOVA FCSH

Infraestrutura ROSSIO
A Infraestrutura ROSSIO é constituída por um consórcio de instituições culturais e educativas, dais quais faz parte a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (coordenadora do consórcio). A sua principal missão é agregar, organizar, interligar, contextualizar, enriquecer e difundir um universo ímpar de conteúdos digitais sobre as CSAH provenientes de atividades de investigação, repositórios, arquivos, bibliotecas, coleções de arte e bases de dados. Através de uma infraestrutura de pesquisa dinâmica, o ROSSIO visa fornecer uma ampla, diversificada e preciosa gama de conteúdos de qualidade e serviços de grande potencial para as indústrias culturais e criativas.