

IHA seed-project: O Grupo do Leão RV
Título completo: “O Grupo do Leão”: explorando a inclusão das pessoas com deficiência visual em museus através de uma experiência virtual imersiva
Website: www.ogrupodoleaorv.weebly.com
Data de início: 01/11/2022
Data de fim: 30/04/2023
Descrição:
O projeto visa trabalhar a inclusão das pessoas com deficiência visual em museus de arte partindo do estudo e desenvolvimento de uma proposta de implementação de material háptico e auditivo no espaço museológico, recorrendo à realidade virtual. A partir da obra O Grupo do Leão (1885) de Columbano Bordalo Pinheiro, pretende-se explorar as possibilidades que oferece a realidade virtual como elemento mediador entre o objeto artístico e o público com deficiência visual através do desenvolvimento de sessões exploratórias no Museu Nacional de Arte Contemporânea. O projeto prevê gerar novas linhas de investigação em museus propondo uma pesquisa aplicada translacional, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida de grupos vulneráveis. Irá fornecer resultados teórico-práticos ao campo da museologia, aprofundando o conhecimento sobre um dos seus conceitos chave – desenvolvimento de recursos de mediação e conteúdos interpretativos, abarcando as humanidades digitais como eixo de inovação e transformação. Prevê gerar resultados práticos aos museus, fornecendo elementos para explorar suas coleções e exposições junto do público com deficiência.
Objetivos:
a) Traçar linhas de pesquisa e de formação que possibilitem investigar as aplicações das tecnologias computacionais 3D para a inclusão sociocultural de pessoas com deficiência visual no contexto museológico;
b) Refletir sobre as possibilidades oferecidas pela realidade virtual como elemento mediador entre o objeto artístico e o público deficiente visual, contribuindo para a inclusão e conscientização social da deficiência visual na sociedade atual;
c) Estudar o impacto e os benefícios que a virtualização do património artístico-cultural e sua valorização por meio de ferramentas acessíveis conferem aos públicos com deficiência visual, realizando projetos experimentais e especulativos no âmbito de realidades mistas e narrativas imersivas com grupos de pessoas com deficiência visual;
d) Incentivar a comunidade de pessoas com deficiência a participar em novas experiências culturais, através do uso de um protótipo tecnológico (em curso) que efetive o encontro estético entre o espectador com deficiência visual e o objeto museológico da forma mais autêntica possível.
e) Analisar as funcionalidades mecânico-hápticas como recurso de inclusão social e educativa no campo museológico, tendo como foco a pintura “O Grupo do Leão” (1885) de Columbano Bordalo Pinheiro (peça chave do realismo português).
f) Realizar seminários educativos e de formação profissional, bem como atividades experimentais in loco no âmbito da academia (alunos e docentes), associações, laboratórios e instituições museológicas interessadas no tema.
Outputs:
-
Realização de três seminários/ workshops (on-line ou presenciais) em contexto académico;
-
Edição de um vídeo para difusão do projeto;
-
Submissão de um artigo científico para publicação numa revista em Acesso Aberto
Área Científica Principal: Museologia
Subárea: Humanidades Digitais
Palavras-chave: Acessibilidades; Inclusão; Deficiência Visual; Museus; Realidade Virtual
Financiamento: 5.159,38€ – Instituto de História da Arte / NOVA FCSH
Este IHA seed-project é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00417/2020.
Centros de Investigação:
IHA – Instituto de História da Arte (NOVA FCSH)
iArtHis_Lab (Universidad de Málaga)
Entidades parceiras:
Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal (Portugal)
Associação Promotora de Emprego a Deficientes Visuais (Portugal)
IArtHis_Lab/TransUMA/DeReaedifica3D (Espanha)
Laboratório de Reabilitação Psicossocial da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal)
Locus Acesso (Portugal)
Museu Nacional de Arte Contemporânea (Portugal)
Opossum Studios Virtual Builders (Espanha)
Teatro Nacional de São Carlos (Portugal)
EQUIPA
IR: Patrícia Roque Martins (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Co-IR: Leticia Crespillo (iArtHis_Lab)
José Oliveira (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Emília Ferreira (MNAC; IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Bolseira: Mafalda Nunes – BI Mestrando/a
OUTREACH