José Bruto da Costa

José Bruto da Costa foto
Quoting name: José Bruto da Costa
Position/Professional Category: PhD Candidate; Musician, Calouste Gulbenkian Foundation
Title of PhD project: Da Casa do Rei à Casa do Poder – Do palácio invisível à Ajuda – Em busca de um novo complexo palatino para a monarquia portuguesa (1571-1826)
Supervisor: Nuno Senos, IHA/DHA/NOVA FCSH; Advisor: Raquel Henriques da Silva, IHA/NOVA FCSH
Thematic areas: History of Art and Architecture, Palatine Architecture, Etiquette and Ceremony, Royal House
Position(s) within IHA: RG Member [Pre-Modern Visual and Material Cultures]
Contact: josebrutodacosta@fcsh.unl.pt
CIÊNCIA ID: CF1A-9951-9F03
ORCiD: 0000-0002-7588-6729

 

Biography

[PT]

Licenciado em Ciências Musicais pela FCSH-UNL, concluiu, paralelamente, o curso de Canto na classe da Professora Filomena Amaro, na EMCNL. Exerceu funções de docência no Instituto Superior de Educação e Ciências, na EMCNL e na Academia de Música de Santa Cecília.
Ao longo dos anos, publicou na Revista Portuguesa de Musicologia, na Glosas e na Brotéria. Elemento do Coro Gulbenkian desde 1998, colabora com o Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.
Em 2017, assumiu a direcção artística do Polyphōnos – Ensemble Vocal & Instrumental, com o qual gravou, em 2021, no âmbito do projecto Música Amada, em parceria com o CESEM e o MPMP, três CD’s com obras inéditas de compositores portugueses dos sécs.XVI-XVIII.
Presentemente, desenvolve investigação no âmbito do programa de doutoramento em História da Arte, na FCSH-UNL, com a tese Da Casa do Rei à Casa do Poder – Do palácio invisível à Ajuda – Em busca de um novo complexo palatino para a monarquia portuguesa (1571-1826).

(data supplied by the researcher)

Abbreviations:
RG – Research Group