O projecto Crossing Boders promove uma interdisciplinaridade entre a ciência e a arte, nomeadamente a conservação, a computação e a história da arte. O principal foco do projecto serão as práticas artísticas de pintores portugueses entre o Romantismo (1835-1880), o Naturalismo (1870-1930) e o Modernismo (1911-1960). As obras a investigar são integrantes da Casa Museu Anastácio Gonçalves (CMAG), o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (CAM), e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado (MNAC-MC).
A investigação irá situar os pintores portugueses em contexto, identificando a forma como os materiais, técnicas e métodos utilizados se comparam aos seus contemporâneos europeus. Este estudo levará também a um conhecimento mais preciso dos três movimentos artísticos já mencionados. Os tópicos chave incluem a composição química dos pigmentos e ligantes encontrados nas pinturas, bem como análises de computador das pinceladas dos artistas (útil para diferenciar práticas artísticas).
Os estudos irão permitir a caracterização da paleta molecular e o revelar da “mão” do artista. Os artistas selecionados foram: Miguel Lupi e Cristino da Silva (Romantismo), Silva Porto, Marques de Oliveira, Columbano e Artur Loureiro (Naturalismo), Amadeo de Souza-Cardoso e Eduardo Viana (Modernismo). Incluem-se também um número de pinturas geométricas de Joaquim Rodrigo, Fernando Lanhas e Nadir Afonso, no sentido de perceber se resta alguma marca pessoal do artista, já que estes pintores exploraram o fim da ideia da “mão do artista”.
O projecto irá criar novas ferramentas e protocolos para a investigação da fraude na arte, no âmbito da Polícia Judiciária (PJ). A disseminação do conhecimento será feita através de monografias, a partir do modelo estabelecido pela série “Art in the making” da National Gallery de Londres. Os resultados das análises químicas e documentais de cada artista irão compor uma base de dados dedicada aos trabalhos de artistas portugueses, e será criado um repositório para trabalhos futuros. Para o público em geral, estará disponível uma série de documentários televisivos, bem como um documentário individual, sobre a história, materiais e técnicas dos pintores portugueses entre 1850 e 1960.
Main Research Area Art Studies
Secondary Research Area Chemistry and Biochemistry – Chemistry
Researchers Raquel Henriques da Silva (IHA/FCSH/NOVA) Márcia Gomes Vilarigues Ana Maria Martelo Ramos Maria Adelaide Fernands Ginga Tchen Rita Andreia Silva Pinto de Macedo (IHA/FCSH/NOVA) Margarida Maria Almeida de Campos Rodrigues de Moura Elias Rui Manuel Feliciano Jesus Ângela Sofia Alves Ferraz (IHA/FCSH/NOVA) Ana Margarida Cruz da Silva Maria Helena Gomes de Freitas da Cunha e Sá José Alberto Julinha Ribeiro Maria de Aires Rã Silveira Vanessa Otero Matias Montagner Cristina Leslie Anne Carlyle Inês Morais da Fonseca Santos Marta Gonçalves Félix de Oliveira Campos