REVIVE – Reabilitação, Património e Turismo

 

Data de início: Setembro, 2017
Data de fim: Setembro, 2018
Website: revive.turismodeportugal.pt

 

Descrição:
Este projeto resulta do protocolo entre o IHA/NOVA FCSH, o Turismo de Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural e a Direção-Geral do Tesouro e das Finanças. O projeto promove a requalificação e aproveitamento turístico de um grupo de 30 imóveis do Estado (atualmente sem utilização), respeitando os valores arquitetónicos, culturais, sociais e ambientais, e associando-se ao sector do turismo.

 

Objetivos:
O projeto tem como principal objetivo a recuperação e valorização do património cultural e histórico no território nacional, bem como a sua transformação num ativo económico do país, abrindo o património ao investimento privado para desenvolvimento de projetos turísticos, através da realização de concursos públicos. Enquadra-se nos objetivos do Turismo de Portugal, no que toca à criação de novas oportunidades junto dos agentes económicos, valorizando os polos atractores do turismo.
Neste âmbito, o Instituto de História da Arte (NOVA FCSH) desenvolve um projeto de investigação para a realização de 30 estudos artísticos e históricos, resultando em monografias decorrentes dos estudos arquivísticos, bibliográficos e de campo dos imóveis abrangidos no programa REVIVE. Estes estudos, para além de integrarem a documentação dos concursos previstos, farão parte de uma nova coleção a publicar em parceria com a DGPC.

 

Palavras-chave: Reabilitação; Património; Arquitetura

 

Financiamento:
73.500€ – Turismo de Portugal, I.P.

 

Instituições/Entidades:
Instituto de História da Arte (NOVA FCSH)
Turismo de Portugal, I.P.

 

EQUIPA:
Coordenação:
Raquel Henriques da Silva (IHA/NOVA FCSH)
 
Bolseiros de Investigação:
Margarida Elias (IHA/NOVA FCSH)
Daniela Simões (IHA/NOVA FCSH)