A Biblioteca Joanina de Coimbra, história e arte

Biblioteca Joanina_edited

 

A Biblioteca Joanina de Coimbra, história e arte. Um estudo inédito de Robert C. Smith

Tipologia: IHA seed-project

 

Data de início: setembro de 2021
Data de fim: março de 2022

 

Descrição

O presente projeto visa a análise, interpretação e transcrição do espólio profissional documental e fotográfico de Robert C. Smith concernente ao livro que tencionava publicar sobre a Biblioteca Joanina de Coimbra; intenção abruptamente interrompida em 1975, com a sua morte inesperada.
Acresce a estes documentos, todo um conjunto de informação relevante explanada em extensas anotações suas, cartas, materiais de cartografia, fotocópias de documentos – maioritariamente contratos de obra – elencos de encomendas e artistas e suas genealogias.
Este material disperso será alvo de estudo, não só à luz do projeto de edição do livro que Smith preparava, mas também no âmbito mais vasto da sua ação como historiador de arte no contexto português.  O percurso da sua carreira de investigador, o seu modus operandi e os objetivos que alcançou, enquanto historiador da arte portuguesa do barroco, e aqueles que ainda esperava alcançar com esta e outras obras que preparava ao tempo do seu desaparecimento, são parte relevante do processo de edição crítica desta obra.

 

Objetivos
Publicação em edição crítica do estudo inédito do historiador de arte norte-americano Robert C. Smith dedicado à arquitetura e demais artes presentes na Biblioteca Joanina de Coimbra, monumento central daquela cidade e um dos mais visitados.
Pretende-se ainda contribuir para o conhecimento e divulgação da arte barroca da região de Coimbra e confluentes, através da sensibilização e envolvimento da comunidade em geral e em especial da académica coimbrã, das áreas da história da arte, da museologia, do património e áreas afins, com vista à criação de grupos de trabalho orientados para a pesquisa e produção de conhecimento na temática apresentada.
O projeto visa também contribuir para uma renovada dinâmica, quer no âmbito do turismo cultural sustentável da região, quer na abordagem à Biblioteca Joanina. De entre as ações propostas destacam-se a criação de rotas de turismo em torno dos monumentos da cidade e da região, influenciados pela obra da Biblioteca, dinamizando assim conexões mais vastas ainda pouco ensaiadas.
Para ampliar estes objetivos pretende-se a divulgação deste projeto e seus resultados em múltiplos suportes, tais como: website, palestras e publicações científicas e visitas guiadas virtuais ou presenciais.

 

Outputs
Publicação de artigos científicos em revistas indexadas, apresentação do projeto em Seminários, no âmbito do Mestrado e/ou Doutoramento em História da Arte da NOVA FCSH, participação em congressos, divulgação pela web e lançamento da edição crítica no final do projeto, bem como contatos com câmaras municipais e juntas de freguesia da região de Coimbra, com vista à criação de parcerias para promoção de rotas turísticas e estudos académicos dos monumentos barrocos da região. Prevê-se ainda que este projeto funcione como base de lançamento para o estudo e divulgação mais amplos do espólio documental e fotográfico de Robert C. Smith.

 

Área científica principal: Artes e Humanidades
Sub-área: História da Arte Moderna

 

Palavras-chave: Biblioteca Joanina de Coimbra; manuscrito inédito; Universidade de Coimbra; Robert C. Smith; Fundação Calouste Gulbenkian

 

Financiamento
4.835,88€ – Instituto de História da Arte / NOVA FCSH

 

Instituições / Centros de Investigação envolvidos
Instituto de História da Arte – NOVA FCSH
Imprensa da Universidade de Coimbra (parceiro)
Fundação Calouste Gulbenkian (parceiro)

 

Equipa

Coordenação
Sílvia Ferreira (IHA)
Bolseira de Investigação
Cristina Rodrigues – BI Mestrando(a)

 

logos biblioteca joanina