Catálogo de filmes e vídeos de artistas portugueses

 

Data de início: Novembro, 2013
Data de fim: Setembro, 2015
Website: cinevideoart.up.pt

 

Descrição:
Em Portugal, à semelhança do que aconteceu noutros países, o filme e o vídeo foram suportes artísticos fundamentais na expansão, alteração e redefinição das práticas artísticas. Desde finais dos anos 50, mas sobretudo a partir das décadas de 1960 e 1970, artistas como E.E. Melo e Castro, Carlos Calvet, Ângelo de Sousa, António Palolo, Fernando Calhau, Ana Hatherly, Vítor Pomar, Julião Sarmento, entre outros, começaram a trabalhar com filme. Em simultâneo, o vídeo começava também a dar os primeiros passos surgindo associado ao advento e rápida proliferação das primeiras câmaras portáteis, como a Portapak da Sony (1965). Roda Lume (1969) de E. E. Melo e Castro é considerada a primeira obra portuguesa em vídeo. Mas foi com a disseminação da tecnologia digital no decurso dos anos 90 que a exploração artística da imagem em movimento, até aí lenta e escassa, registou maior crescimento e adesão entre os artistas portugueses.
Contudo, ainda hoje esta produção permanece praticamente desconhecida e de difícil acesso. Se no início assistimos a uma marginalização das primeiras obras dos circuitos de exibição e colecionismo, verificamos que hoje as obras em filme e em vídeo continuam a circular principalmente em edições limitadas, apenas acessíveis nos momentos de exposição.
Este catálogo online visa organizar, sistematizar e assegurar o acesso a um património disperso e escassamente documentado. Pretende-se que este projeto, em desenvolvimento, informe o investigador de uma forma rápida e eficaz mas também que o incite a novas pesquisas e a uma participação ativa no catálogo contribuindo positivamente para a construção de uma análise crítica sobre arte em filme e vídeo, ainda em falta na historiografia portuguesa.

 

Objetivos:
Produzir um catálogo de obras artísticas em filme e video concebido como uma matriz de informação em continuo crescimento inserido numa plataforma que se constitua como instrumento de discussão, produção e partilha  de conhecimento  de produção artística e da investigação histórica, museológica e curadorial em torno de obras de arte com imagens em movimento.

 

Área Científica Principal: Estudos Artísticos

 

Palavras-chave: Catálogo online; História da Arte em Portugal; Filme; Vídeo; Imagens em movimento

 

Financiamento:
IHA – Instituto de História da Arte (NOVA FCSH) – UID/PAM/00417/2013
Universidade do Porto

 

EQUIPA
Coordenação geral:
Lúcia Almeida Matos (FBA, Universidade do Porto/IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Investigação:
Andreia Magalhães (FBA, Universidade do Porto/IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Inês Gouveia (FBA, Universidade do Porto/IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa)
Engenharia Informática:
João Azevedo

 

Outputs:
Microprojecto Artistas Portugueses Website para o Catálogo de filmes e vídeos de artistas portugueses