Confissões de Género. Auto-retratos de artistas e escritoras portuguesas no pós-25 de Abril

IHA seed-project: Confissões de Género
Título completo: Confissões de Género. Auto-retratos de artistas e escritoras portuguesas no pós-25 de Abril

Website: confissoesdegenero.weebly.com
 
Data de início: 01/11/2022
Data de fim: 31/03/2023

 

Descrição:
Este IHA seed-project surge na sequência do trabalho desenvolvido por Bruno Marques (IHA-NOVA FCSH) e Eunice Ribeiro (CEHUM/UMinho), numa colaboração entre o cluster Photography and Film Studies do IHA – Instituto de História da Arte da NOVA FCSH e o Grupo de Investigação em Identidade(s) e Intermedialidade(s) – Grupo2i do CEHUM.
Enquanto grupo entendido como minoria social, apesar de ser, na realidade, maioria populacional, e, por via desse entendimento, uma identidade específica subordinada ao heteropatriarcado, as mulheres criaram modos de representação próprios contra o sistema que os discriminou. Nesse sentido, a proposta pretende estudar modalidades heterodoxas de auto-retrato que contribuem para uma sociopolítica do reconhecimento de subjectividades anteriormente subalternizadas pelas categorias da “mulher ideal” (casta, esposa, mãe). A principal questão à qual pretendemos responder: Em Portugal, após o período colonial e da ditadura, como o dispositivo do auto-retrato foi renovado pela arte contemporânea e pela literatura a fim de contribuir para a emancipação das “subjetividades femininas” anteriormente subalternizadas, segregadas, discriminadas e estigmatizadas?

 

Objetivos:
  1. Estudar a dimensão política contida na representação da identidade feminina a partir da análise de autorretratos produzidos em Portugal, na arte e na literatura, por artistas e escritoras portugueses, a partir da Revolução de abril de 1974;
  2. Contribuir com conhecimento científico para os atuais debates sobre o autorretrato nos campos da “identidade”, “género”, “sexualidade”, história da arte, estudos literários e interartes;
  3. Contribuir para a criação de uma rede internacional sobre estes e outros temas afins;
  4. Promover a visibilidade internacional da história da arte ibérica;
  5. Reforçar a dimensão internacional da investigação do IHA.

 

Outputs:
  • Apresentação e discussão dos resultados do projeto em dois Seminários de Doutoramento (um no âmbito do curso de doutoramento em História de Arte da NOVA FCSH e outro no âmbito curso de Doutoramento da Universidade do Minho).
  • Preparação de artigos a publicar em finais 2023 em (co)autoria (Bruno Marques, Eunice Ribeiro, Emília Ferreira, Daniel Rodrigues, Raquel Aparício e Joana Cunha) em revistas científicas (em acesso aberto e, pelo menos um dos artigos, em revista indexada às bases de dados internacionais Scopus e/ou WoS) consagradas preferencialmente a estudos sobre Mulheres.
  • Candidatura aos Projetos Exploratórios de IC&DT, no qual Bruno Marques será o IR, numa parceria entre o IHA, o Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM) e outros centros de investigação e estruturas museológicas, com o propósito de abordar o tema numa perspetiva transnacional, ou seja, estudar os casos português e espanhol de modo integrado e comparativo.
  • Publicação de um livro (com a chancela da Shanterin) em Outubro de 2024.
  • Organização de uma exposição no MNAC a ter lugar em Outubro de 2024 a fim de comemorar os 50 anos do 25 de Abril.

 

Área Científica Principal: Artes e Humanidades
Subárea: História da Arte Contemporânea

 

Palavras-chave: Auto-retrato; Auto-biografia; Identidade feminina; Revolução; Democracia

 

Financiamento: 4 379,9 € – Instituto de História da Arte / NOVA FCSH
Este IHA seed-project é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00417/2020.

 

Instituições principais / Centros de Investigação:
IHA – Instituto de História da Arte (NOVA FCSH)
CEHUM – Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho
Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC)

 

EQUIPA
IR: Bruno Marques (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Co-IR: Eunice Ribeiro (CEHUM/UMinho)
Investigadores:
Daniel Rodrigues (Centre de Recherches sur les Littératures et la Sociopoétique – EA 4820)
Emília Ferreira (MNAC; IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Dalila Diogo (Universidade do Minho)
Bolseira: Raquel Vitorino – BI Mestrando/a (NOVA FCSH)
Estagiária: Joana Rocha e Cunha (NOVA FCSH)