Rita Cêpa

Rita Cêpa
Name: Rita Cêpa
Position/Professional Category: PhD Candidate
Research project title: Resposta-Rápida. O arquivo como prática artística e curatorial: do tangível ao online.
Supervisor: Sandra Vieira Jürgens (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Thematic areas: Archive; Contemporary Art; Digital; Internet; Memory
Position within IHA: RG Member [Museum Studies]
Contact: rmgdncepa@fcsh.unl.pt
CIÊNCIA ID: 2118-A60F-C035
ORCiD: 0000-0003-2113-5484

 

 

Biography

[PT]

Doutoranda em História da Arte Contemporânea (NOVA FCSH) com a tese Resposta-Rápida. O arquivo como prática artística e curatorial: do tangível ao online. Licenciada e Mestre em Pintura (FBAUL) após a apresentação da dissertação intitulada O gesto do corpo | O corpo do gesto. Possui duas Pós-graduações: Curadoria de Arte (NOVA FCSH) e Fotografia e New Media (IADE). Terminou recentemente um Programa Executivo em Gestão e Museologia (CATÓLICA – LISBON SBE / APOM) e um curso sobre Práticas Museológicas Inclusivas (ICOM). Participou no Laboratório de Escuta – Jovens, Cultura e Participação, enquadrado no projecto de investigação Youth in Museums.
Colabora actualmente no CIEBA. Faz parte da Bolsa de Consultores e Especialistas da DGARTES – no âmbito do Programa de Apoio às Artes do Ministério da Cultura da República Portuguesa – e do Board of Curators da plataforma UmbigoLAB. Dirige a plataforma de divulgação VENI VIDI, que fundou em 2017.
No âmbito dos 40 anos do CAM, integrou um projecto de curadoria digital promovido pela NOVA e complementar à exposição Histórias de Uma Colecção. Trabalhou no departamento de comunicação e arquivo do Atelier Joana Vasconcelos. Foi Bolseira de Investigação (ROSSIO – NOVA FCSH), tendo desenvolvido, em colaboração com o Arquivo.pt e a Biblioteca de Arte e Arquivos da FCG, um projecto de curadoria digital intitulado Para Sempre. No seguimento desta iniciativa, ficou responsável por apresentar um webinar sobre a preservação da memória digital da arte portuguesa contemporânea na web. Estagiou no FEA Lisboa e no MAAT. Nos últimos anos desenvolveu diversos projetos curatoriais em espaços municipais e independentes, entre os quais: Têxteis-Lar (Lx Lapa, 2022), TOPOI (Amorpho, 2021) e Na margem da paisagem vem o mundo (Pavilhão Branco – Galerias Municipais de Lisboa, 2021). No contexto desta última, moderou, com Liliana Coutinho, a conversa Esta ilha que existe em mim.
Tem marcado presença em workshops, seminários, colóquios e encontros nacionais/internacionais, escrito ensaios para catálogos e artigos para revistas de investigação artística. Os seus principais tópicos de interesse envolvem as seguintes áreas temáticas: arte contemporânea; curadoria e exposições – história, teoria e prática; cultura e património digital; sociomuseologia – comunicação, mediação e inclusão; arquivos; processos de criação associados ao háptico, ao gesto, à efemeridade e à memória.

(data supplied by the researcher)

Abbreviations:
RG – Research Group