Ventos e Casamentos: obras de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX

IHA seed-project: Ventos e Casamentos
Título completo: Ventos e Casamentos: obras de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX

Websiteihaobrasdeartistasespanhóisemportugal.weebly.com
 
Data de início: 01/10/2022
Data de fim: 31/03/2023

 

Descrição:
Ventos e casamentos: obras de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX é um micro-projeto do Instituto de História da Arte (IHA) da NOVA FCSH (UIDB/00417/2020). O projeto vem contribuir para o estudo das redes e transferências artísticas na Península Ibérica, dando sequência a linhas de investigação lançadas no âmbito de dois projetos I&D financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT): Modernismos do Sul (EXPL/CPC-HAT/0191/2013) e Modernismos Ibéricos e o Imaginário Primitivista (PTDC/ART-HIS/29837/2017).

 

Objetivos:
Ventos e casamentos visa mapear a circulação de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX, enquadrando esse mapeamento no aprofundamento do estudo das colaborações institucionais, dos diálogos entre artistas, do contexto das exposições, das obras e da sua receção crítica. Ao contribuir para tornar mais visíveis as redes ibéricas no campo das artes visuais, este micro-projeto procura também dar visibilidade à História da Arte no campo multidisciplinar dos Estudos Ibéricos e enriquecer o domínio de estudos sobre o modernismo no seio do IHA.
  1. Pesquisa, registo e análise de documentação e informação relativa à circulação de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX, incluindo registo digital dos dados constantes em catálogos de exposições (com indicação de colaboradores, curadores, locais de exposição, obras expostas e sua receção crítica, etc.), notícias e artigos de imprensa e outras fontes potenciais. Inclui também registo de projetos (realizados e não realizados) em que esses artistas estiveram envolvidos;
  2. Pesquisa, registo e catalogação das obras de artistas espanhóis em Portugal na primeira metade do século XX numa base de dados;
  3. Completar a formação de um/a jovem investigador/a mediante a atribuição de uma Bolsa de Investigação de 6 meses (nível licenciado).

 

Outputs:
  • Website de apresentação dos dados recolhidos no âmbito do projeto;
  • Dissertação de Mestrado pelo/a Bolseiro de Investigação (após a conclusão do projeto).

 

Área Científica Principal: Estudos Ibéricos
Subárea: Redes artísticas Portugal e Espanha

 

Palavras-chave: Redes Ibéricas; Circulação de Arte; Circulação de Artistas; Exposições; Diplomacia Cultural 

 

Financiamento: 5 255,88€ – Instituto de História da Arte / NOVA FCSH
Este IHA seed-project é financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00417/2020.

 

Centros de Investigação:
IHA – Instituto de História da Arte (NOVA FCSH)

 

EQUIPA
IR:  Joana Cunha Leal (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Co-IR: Begoña Farré Torras (IHA-NOVA FCSH/IN2PAST)
Bolseira: Luna Dimas – BI Mestrando/a